A centralidade da mídia para a vivência da fé católica em tempo de pandemia: dispositivos que propiciam reconexões
The centrality of the media for the experience of the catholic faith in a time of pandemic: devices that provide reconnections
Keywords:
Media studies, Catholic communication, PandemicAbstract
This study reflects on media communication practices developed by the Catholic Church during the coronavirus pandemic, documenting initiatives aimed at reconnecting the Church institution with its supporters. It seeks to understand how the centrality of the media in Catholicism is constituted, in the contemporary context. It also reinforces the way in which the mediation and mediatization of the Catholic religious phenomenon is theoretically presented (MARTINO, 2016; SBARDELOTTO, 2012; 2018), based on the incorporation of devices (AGAMBEN, 2005) in the production of symbolic content necessary for the experience of Catholic religiosity.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra travessia, n. 5, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
ARQUIDIOCESE DE NATAL. Fiéis terão Tarde Oracional da Misericórdia em estilo “drive-in”. Disponível em: https://arquidiocesedenatal.org.br/fieis-terao-tarde-oracional-da-misericordia-em-estilo-drive-in.html. Acesso em 01 jun. 2020.
CNBB. CNBB convida fiéis a rezarem o terço em momento de oração contra o avanço do novo coronavírus. https://www.cnbb.org.br/cnbb-oracao-terco-coronavirus-covid-19/. Acesso em 01 jun. 2020.
CNBB. Dioceses brasileiras têm apostado nas redes sociais para estar em comunhão com os fiéis. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dioceses-brasileiras-tem-apostado-nas-redes-sociais-para-estar-em-comunhao-com-os-fieis/. Acesso em 01. jun. 2020.
CNBB. Em sintonia com orientações médico-sanitárias, CNBB reforça práticas para evitar avanço do coronavírus. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/em-sintonia-com-orientacoes-medico-sanitarias-cnbb-reforca-praticas-para-evitar-avanco-do-coronavirus/. Acesso em 01 jun. 2020.
CNBB. Mensagem da CNBB pede observação irrestrita às orientações médico-sanitárias. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/cnbb-emite-mensagem-na-qual-pede-observacao-irrestrita-as-orientacoes-medico-sanitarias/. Acesso em 01 jun. 2020.
CNBB. O papel dos cristãos no combate às informações falsas sobre o coronavírus. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/o-papel-dos-cristaos-no-combate-as-informacoes-falsas-sobre-o-coronavirus/. Acesso em 20 jul. 2020.
CNBB. Presidência da CNBB participou do “Aparecida Debate” para falar do novo jeito da Igreja funcionar na pandemia. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/presidencia-da-cnbb-participou-do-aparecida-debate-para-falar-do-novo-jeito-da-igreja-funcionar-na-pandemia/ Acesso em: 25 jul. 2020.
CNBB NORDESTE 2. Covid-19: Frades franciscanos criam paródia e lançam o clipe ‘Por favor, fica em casa’. Disponível em: http://cnbbne2.org.br/covid-19-frades-franciscanos-criam-parodia-e-lancam-o-clipe-por-favor-fica-em-casa/. Acesso em 01 jun. 2020.
COLLET, Andressa. Estátua de Santa Rita ganha máscara para conscientizar o mundo sobre a Covid-19. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-05/santa-rita-de-cassia-estatua-com-mascara-coronavirus-rn-brasil.html. Acesso em 01. jun. 2020.
G1. Padre faz transmissão de bênção on-line e vira meme com filtros divertidos: 'Acionei sem querer'. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/03/31/padre-faz-transmissao-de-bencao-on-line-e-vira-meme-com-filtros-divertidos-acionei-sem-querer.ghtml. Acesso em 01 jun. 2020.
MARQUES DE MELO, José. Igreja e Comunicação. In: SOARES, Ismar de O.; PUNTEL, Joana T. (Orgs.). Comunicação, Igreja e Estado na América Latina. São Paulo: UCBC-Paulinas, 1985. p. 59-70.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
PUNTEL, Joana T. Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2010.
PUNTEL, J. T. A Igreja a caminho na Comunicação. Teocomunicação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 221-242, 2011.
REDE CATÓLICA DE RÁDIO. Bases geradoras. Disponível em: https://www.rcr.org.br/menu/bases-geradoras. Acesso em: 29 jul. 2020.
SBARDELOTTO, Moisés. Entre o social e a técnica: os processos midiatizados do fenômeno religioso contemporâneo. Ação Midiática, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2012.
SBARDELOTTO, Moisés. Da religião à reconexão: novos modos de ser e fazer religiosos em tempos de midiatização digital. Paulus: revista de comunicação da FAPCOM, v. 2, n. 4, pág. 71-84, 2018.
SIGNIS BRASIL. Televisão. Disponível em: http://signis.org.br/conteudo/midias/televisao. Acesso em: 29 jul. 2020.
SOARES, Ismar de Oliveira. Do Santo Ofício à liberação: o discurso e prática do Vaticano e da Igreja Católica no Brasil sobre a comunicação social. São Paulo: Paulinas, 1988.
SOUZA, André Ricardo de. As Investidas Católicas na Mídia. Revista de Estudos da Religião - Rever, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 27-45, set. 2008. Quadrimestral. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv3_2008/t_souza.htm. Acesso em: 30 jul. 2020.
TORRENTE, Andrea. Padre celebra missa com fotos dos fiéis para continuar "sendo um girassol". Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/03/21/padre-celebra-missa-com-fotos-dos-fieis-nos-bancos-para-nao-se-sentir-so.htm. Acesso em 01 jun. 2020.
TV APARECIDA. TV Aparecida garante o segundo lugar na audiência do fim de semana. Disponível em: https://www.a12.com/tv/tv-aparecida-garante-o-segundo-lugar-na-audiencia-do-fim-de-semana. Acesso em 01. jul. 2020.
VATICAN NEWS. Coronavírus: Vaticano estuda medidas. Igreja de Roma suspende atividades. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/coronavirus-medidas-cautelares-vaticano.html. Acesso em 01 jun. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Cezar Macedo Barros, Maria do Socorro Furtado Veloso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.