Covid-19 e desinformação: ações de fact checking e educação midiática

Covid-19 and misinformation: actions of fact-checking and media education

Autores

Palavras-chave:

Desinformação, Fact-checking, Covid 19

Resumo

O trabalho aborda a checagem de informação em veículos de comunicação e agências de fact-checking brasileiros, nos quatro primeiros meses da pandemia Covid-19 Delineou-se o panorama geral da desinformação/fake news sobre a pandemia no Brasil, com análises quantitativa e qualitativa de postagens do Projeto Corona Verificado (Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica), Fato ou Fake (G1-Globo) e UOL Confere, além da observação de mecanismos de educação midiática. Os resultados mostram prioridade na busca da veracidade das informações, com menos ênfase às ações educativas contra a desinformação.

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Biografia do Autor

Marli dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade São Paulo, (2004). Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social. Coordenadora  geral do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2019 e 2020, da SBPJor. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM.

Mônica Pegurer Caprino, Pesquisadora independente, membro da Associaçõ Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação - Abpeducom

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Jornalismo e em Letras pela Universidade de São Paulo. Máster em Comunicação e Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona, onde realizou estágio pós-doutoral como integrante de equipe de pesquisas de media literacy em âmbito europeu. Realizou pós-doutorado junto à UMESP, com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisadora independente, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

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Publicado

2020-11-03

Edição

Seção

Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia