Covid-19 e desinformação: ações de fact checking e educação midiática

Covid-19 and misinformation: actions of fact-checking and media education

Authors

Keywords:

Desinformação, Fact-checking, Covid 19

Abstract

The research addresses information checking in Brazilian media and fact-checking agencies, in the first four months of the Covid-19 pandemic. The general outlook for disinformation / fake news about Covid in Brazil was outlined followed by quantitative and qualitative analysis of posts from the Verified Corona Project (Lupa, Aos Fatos and Estadão Verifica), Fato or Fake (G1-Globo) and UOL Confere, in addition to the observation of media education mechanisms. The results show priority in the search for the veracity of information, with less emphasis on educational actions against disinformation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marli dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade São Paulo, (2004). Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social. Coordenadora  geral do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2019 e 2020, da SBPJor. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM.

Mônica Pegurer Caprino, Pesquisadora independente, membro da Associaçõ Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação - Abpeducom

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Jornalismo e em Letras pela Universidade de São Paulo. Máster em Comunicação e Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona, onde realizou estágio pós-doutoral como integrante de equipe de pesquisas de media literacy em âmbito europeu. Realizou pós-doutorado junto à UMESP, com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisadora independente, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

References

AOS FATOS. Nosso método. Disponível em: https://www.aosfatos.org/nosso-m%C3%A9todo/. Acesso em: 20 ago 2020.

AUFDERHEIDE, P. (Ed.). Media literacy: A report of the national leadership conference on media literacy. Aspen, CO: Aspen Institute, 1992.

BRENNEN, Scott; SIMON, Felix M. ; HOWARD, Philip N.; NIELSEN, Rasmus Kleis. Types, sources, and claims of Covid-19 misinformation. Reuters Institute, v. 7, 2020. Disponível em: http://www.primaonline.it/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19_reuters.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

CARDOSO, G., et al. As fake news numa sociedade pós-verdade: Contextualização, potenciais soluções e análise. Lisboa: OberCom, 2018. http://doi.org/10.13140/RG.2.2.34603.75044

ERC—Entidade Reguladora para a Comunicação Social. A desinformação - contexto europeu e nacional. Portugal, 2019.

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. Pesquisa revela dados sobre 'fake news' relacionadas ao novo coronavírus. INFORME ENSP. Rio de Janeiro, 13 abril 2020. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/48662. Acesso em: 15 ago. 2020.

EUROPEAN COMMISSION. A multi-dimensional approach to disinformation: Final report of the High Level Expert Group on Fake News and Online Disin-formation. Luxembourg: European Union, 2018. Disponível em: https://goo.gl/bk9NYg. Acesso em: 24 ago 2019.

FARANI, Camila. O consumo não parou, apenas mudou de cara. Gazeta do Povo, Curitiba, 28 jun. 2020, Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/camila-farani/consumo-nao-parou-apenas-mudou/. Acesso em: 28 jul. 2020.

FATO OU FAKE. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/. Acesso em: 20 ago 2020.

FERNÁNDEZ-GARCÍA, Nuria. Fake news: una oportunidad para la alfabetización mediática. Nueva sociedad, n. 269, 2017.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (Org). Jornalismo, Fake News & Desinformação – Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. UNESCO Publishing, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 18 jul. 2020.

KEMP, Simon. Digital in 2020. Global Digital yearbook. We are social/Hotsuite, 2020. Disponível em: https://wearesocial.com/digital-2020. Acesso em: 28 jul. 2020.

LEITE, Hellen. Pandemia de fake news: Estudo lista principais boatos sobre Covid-19. Correio Braziliense, Brasília, 5 mai. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/05/05/interna_mundo,851477/pandemia-de-fake-news-estudo-lista-principais-boatos-sobre-covid-19.shtml. Acesso em: 25 jul. 2020.

LESSENSKI, Marin. Just think about it. Findings of the Media Literacy Index 2019. Open Society Institute, 2019. Disponível em: https://osis.bg/wp-content/uploads/2019/11/MediaLiteracyIndex2019_-ENG.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

LOTERO-ECHEVERRI, G.; ROMERO-RODRÍGUEZ, L. M.; PÉREZ-RODRÍGUEZ, M. A. Fact-checking vs. Fake news: Periodismo de confirmación como recurso de la competencia mediática contra la desinformación. index.comunicación, v.8, n. 2, p.295-316, 2018.

LUPA. Como a Lupa faz as checagens? Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2015/10/15/como-fazemos-nossas-checagens/. Acesso em 20 ago 2020.

LUPA. O que é e quando surgiu o LupaEducação? Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/05/lupa-educacao/. Acesso em 20 ago 2020b.

MACIEL, Rui. Brasileiros são os que mais acreditam em fake news no mundo, diz pesquisa. Canaltech, 27 nov. 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/brasileiros-sao-os-que-mais-acreditam-em-fake-news-no-mundo-diz-pesquisa-156387/. Acesso em: 25 jul. 2020.

MUDANÇAS de comportamento e na forma de consumir mídia durante a quarentena indicam novas tendências. Kantar Ibope Media. 10 jul. 2020. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/mudancas-de-comportamento-e-na-forma-de-consumir-midia-durante-a-quarentena-indicam-novas-tendencias/. Acesso em: 28 jul. 2020.

NEWMAN, Nic et. al. Digital news report 2020. Reuters Institute/University of Oxford, 2020. Disponível em: http://www.digitalnewsreport.org/. Acesso em: 10 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19. Página informativa 5. OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 28 jul. 2020.

ROCK CONTENT. Social Media Trends 2019: Panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais. Inteligência Corporativa Rock Content, 2019. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/.Acesso em: 25 jul. 2020.

UOL CONFERE. Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/confere/. Acesso em: 20 ago 2020.

WARDLE, C. Noticias falsas. Es complicado. First Draft. 14 mar. 2017. Disponível em: https://es.firstdraftnews.org/2017/03/14/noticias-falsas-es-complicado/ . Acesso em: 15 jul. 2018.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 20 jul. 2020.

Published

2020-11-03

Issue

Section

Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia