DESVIANDO O OLHAR: Expectativas e virada teórica no uso de tecnologias imersivas para o jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8502

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Tecnologia

Resumo

Câmeras em 360º e produções feitas com Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) figuram na lista de promessas tecnológicas que marcaram o jornalismo nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo busca contribuir com as discussões sobre o uso dessas tecnologias, anunciadas como propostas de inovação por causar efeitos de imersão e empatia na audiência. Apresentamos um estado da arte sobre a teorização dessas produções, mediante a percepção de que as expectativas relacionadas às aplicações das proposituras desses recursos apresentam fragilidades. Através de revisão de literatura, comparamos a produção bibliográfica de pesquisadores do Brasil e Espanha. Notou-se uma descontinuidade dos discursos, categorizados em dois posicionamentos distintos: a) uma fase de proposituras relacionadas ao uso dessas tecnologias para alcançar transparência, participação e imersão da audiência, seguida de b) questionamentos quanto a aplicabilidade e futuro dessas tecnologias para o jornalismo.

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Biografia do Autor

Ligia Coeli, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com tese defendida sobre telejornalismo, desenvolvimento e aplicação de tecnologias da visualidade pelas empresas jornalísticas brasileiras. Tem mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela mesma instituição. É professora na Universidade Federal do Cariri (UFCA). A experiência docente conta com passagens no Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos/Cesrei, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR) cadastrado no CNPq e vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UEPB. Trabalhou como Produtora Executiva no Sistema Correio de Comunicação (Tv Correio, afiliada Record); repórter do Jornal Correio da Paraíba e editora de texto na TV Paraíba, afiliada da Rede Globo. Participou do grupo de pesquisas em Linguagens Midiáticas (Gmid) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social. Atualmente desenvolve pesquisas sobre redes digitais e movimentos sociais.

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Publicado

2022-09-13