Commodification of checks at Chequeado and Lupa branches in Latin America

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n53.8624

Keywords:

Fact checking, Business model, Political Economy of Journalism

Abstract

This article discusses the strategies and businesses of the two main fact-checking agencies in Latin America: Lupa (Brazil) and Chequeado (Argentina). Starting from a comparative study of the agencies, the work consists of verifying the commodification of checking for journalism companies and other organizations. Based on the results, the article reveals that fact-checking in Latin America is a business model adopted by the initiatives, which promotes journalistic entrepreneurship and acts, at the same time, in the fight against disinformation and in the defense of democracy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí- Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM)

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membra do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Jornalista. Bolsista CAPES 

Maria Clara Aquino Bittencourt, UNISINOS

É Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenadora do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC) e pesquisadora do CNPq Nível 2.

References

AGUIAR, Leonel de A.; ROXO, Luciana A. A credibilidade jornalística como crítica à “cultura da desinformação”: uma contribuição ao debate sobre fake news. Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 162-186. dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38079. Acesso em: 18 dez. 2020.

ANDRADE, Samaria. Jornalismo em mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Teresina: EDUFPI, 2015.

BELL, Emily; OWEN, Taylor. The Platform Press: How Silicon Valley reengineered journalism. In: Columbia Journalism Review. Columbia, 2017. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/platform-press-how-silicon-valley-reengineered-journalism.php. Acesso em: 23 abr. 2019.

BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, Brasília, v.14, n.1, p.1-33, jan./abr.2011. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/665. Acesso em: 9 maio 2019.

BRUNS, Axel. Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo real: novos desafios para o jornalismo, Brazilian Journalism Research, SBPjor, v. 11, n. 2, p. 224-247, 2014. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/download/750/570. Acesso em: 17 mar. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BELL, E.; OWEN, T. The Platform Press: How Silicon Valley reengineered journalism. Columbia Journalism Review, 29 mar. 2017. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/platform-press-how-silicon-valley--reengineered-journalism.php/.

BOLÃNO, César. A centralidade da chamada economia política da comunicação na construção do campo acadêmico da comunicação: uma contribuição crítica. In: BOLAÑO, César (org.). Comunicação e a crítica da economia política: perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 97-112.

CHEQUEADO. Acerca de Chequeado. Disponível em: https://chequeado.com/acerca-de-chequeado/. Acesso em: 14 de jan. 2020.

CHEQUEADO. Financiamiento. Disponível em: https://chequeado.com/financiamiento/. Acesso em: 20 de jan. 2022.

DINIZ, A. T. M.. Fact-Checking no Ecossistema Jornalístico Digital: Práticas, Possibilidades e Legitimação. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, [S.L.], n. 5, p. 23-37, mar. 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/2183-6019_5_2. Acesso em: 25 ago. 2020.

DOURADO, Jacqueline L.; ALENCAR, Marta T. Agência lupa: fact-checking como modelo de negócio na internet. Comunicação e Inovação. v. 21, n. 46, p.105-123, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388. Acesso em: 10 jul. 2020.

DOURADO, Jacqueline L.; MOSCO, Vincent; LOPES. Denise M. M. S; TEIXEIRA, Juliana F.; MARQUES, R. S. Introduction. In: DOURADO, Jacqueline L; MOSCO, Vincent, LOPES, Denise M. M. da S; TEIXEIRA, Juliana F; MARQUES, Renan S. Political Economy of Journalism: New (and old) logics of production and consumption. Teresina: EDUFPI, 2018, p. 9-11.

IFCN. The commitments of the code of principles. Disponível em: https://ifcncodeofprinciples.poynter.org/know-more/the-commitments-of-the-code-of-principles. Acesso em: 21 jan. 2022.

LUPA. Como funciona o modelo de negócios da Lupa?. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/institucional/2015/10/15/como-funciona-nosso-modelo-de-negocios. Acesso em: 17 mar. 2022.

LUPA. Faça parte do contexto, o Programa de membros da Lupa!. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/contexto. Acesso em: 15 jun. 2022.

Lupa. Novo site oficial da Lupa é lançado no UOL. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/06/02/novo-site-oficial-da-agencia-lupa-e-lancado-no-uol.htm. Acesso em: 17 jun. 2022.

LUPA. O que é a Agência Lupa?. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2015/10/15/como-selecionamos-as-frases-que-serao-checadas/. Acesso em: 17 set. 2019.

MAURÍCIO, Patrícia. A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. ALCEU, v. 17, n. 35, ed. 35, jul./dez.2017. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/119. Acesso em: 12 jul. 2022.

PALACIOS, Marcos. Fake News e a emergência das agências de checagem: terceirização da credibilidade jornalística?. In: MARTINS, Moisés; MACEDO, Isabel (eds.) Políticas da Língua, da Comunicação e da Cultura no Espaço Lusófono, Edições Humus, V.N. Famalicão (Portugal), 2019, p. 77-92. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268088765.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

POLITIFACT. Who Pays For PolitiFact?. Disponível em: https://www.politifact.com/who-pays-for-politifact/. Acesso em: 7 maio 2020.

SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, 1998, p. 49-87.

SCOFIELD JR., Gilberto. Desconstruindo as fake news: o trabalho das agências de fact-checking. In: BARBOSA, Mariana (org.). Pós-verdade e fake news : reflexões e sobre a guerra de narrativas. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019, p. 59-68.

SERRAPILHEIRA. CoronaVerificado. Disponível em: https://serrapilheira.org/projetos/coronaverificado/. Acesso em: 17 jun. 2020.

STENCEL, Mark; RYAN, Erica; LUTHER, Joel. Fact-checkers extend their global reach with 391 outlets, but growth has slowed. Disponível em: https://reporterslab.org/fact-checkers-extend-their-global-reach-with-391-outlets-but-growth-has-slowed/. Acesso em: 18 jun. 2022.

VIZOSO, Angel; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé; PEREIRA-FARIÑA, Xosé. Habilidades tecnológicas como factor clave en el perfil del fact checker para la verificación de la información en la sociedad red. Communication Studies, Portugal, v. 1, n. 27, p. 105-126, dez. 2018. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/356. Acesso em: 14 maio 2019.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1994.

Published

2022-12-19