As propriedades revolucionárias das imagens em movimento. A propósito de alguns filmes de Rui Simões realizados em Portugal (1974-1975) - Revolutionary properties of moving images: analysis of some movies of Portuguese director Rui Simões (1974–1980)

• Mickael Robert Gonçalves Sorbonne Nouvelle Paris 3 University

cinema português, revolução, experimentação cinematográfica.

Este artigo serve dois objectivos: apresentar o trabalho singular e fundamental do realizador português Rui Simões (1944-) e confrontar a sua obra documental com a análise histórica e estética do campo do cinema. As especificidades dos filmes de Rui Simões (sucesso junto do público, reconhecimento da crítica) permitem uma primeira aproximação teórica a um corpus ainda pouco estudado de documentários políticos, poéticos e/ou militantes realizados durante a Revolução Portuguesa (1974-1975).

Mickael Robert Gonçalves, Sorbonne Nouvelle Paris 3 University

Doctorant en études cinématographiques et audiovisuelles | Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 PhD Student in film studies

2013-10-27