O encontro da comunicação com o trabalho: formas de comunicação na atual lógica organizativa do trabalho

• Claudia Nociolini Rebechi Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Comunicação e Trabalho, Relações de comunicação no trabalho, Lógica organizativa do trabalho

Este artigo se propõe a pensar a comunicação a partir do mundo do trabalho, tendo em vista as múltiplas manifestações da comunicação na configuração atual do universo do trabalho. Parte-se do pressuposto de que a nova lógica organizativa do trabalho mobiliza formas de comunicação consideradas indispensáveis ao êxito de sistemas produtivos contemporâneos dentro do contexto de reestruturação do capitalismo. Diante dessa abordagem, pretende-se apresentar uma discussão pautada na inter-relação entre comunicação e trabalho, desenvolvida no diálogo com estudiosos das áreas de Comunicação, dos Estudos da Linguagem e da Sociologia do Trabalho.

Claudia Nociolini Rebechi, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP.

2015-07-24