O jornalista atuante nas novas mídias móveis: o perfil do editor de conteúdo noticioso para plataformas tablets e smartphones

Autores

  • Vivian Rodrigues Oliveira Universidade de Brasília
  • Thaïs de Mendonça Jorge Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n31.3111

Palavras-chave:

jornalismo móvel, perfis, jornalistas.

Resumo

O artigo tem como base a reflexão acerca dos perfis e competências profissionais dos jornalistas que atuam na gestão da produção e distribuição de conteúdos noticiosos para plataformas móveis no Brasil. O objetivo amplo deste estudo é verificar o estatuto profissional destes jornalistas. A presente discussão teórica abrange os estudos de Pereira (2006, 2013); Deuze (2005); Barbosa et al (2013); Palácios (1999); e Salaverría (2012). A metodologia se valeu de pesquisa survey, por meio de questionário. Os resultados mostraram que as competências tradicionais e as recentes operam de modo colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Rodrigues Oliveira, Universidade de Brasília

Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Parana (UTP) / Iscom. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação, Marketing Digital e Jornalismo Digital. É pesquisadora em Jornalismo Digital e Web Design, além de participar do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem (CNPq), da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Rede JorTec) e do Laboratório de Experimentação em Linguagens Digitais para Dispositivos Móveis e Desenvolvimento de Novos Produtos Jornalísticos para Tablets e Smartphones (Labdim).

Thaïs de Mendonça Jorge, Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação Social (2007) e mestra em Ciência Política (1995) pela Universidade de Brasília (2007), cumpriu, de 2009 a 2010, estância de Pós-Doutorado na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), por meio de bolsa do convênio Capes-DGU. É mestra em Ciência Política (1995) também pela UnB, e sua graduação em Comunicação Social foi pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972).

Downloads

Publicado

2015-05-29