Estado do produto: uma proposta conceitual interdisciplinar para a comunicação e gestão de marketing

• Rhanica Evelise Toledo Coutinho Coutinho, Rhanica Evelise T.
  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

Marketing. Representações. Comunicação. Estado do produto.

O artigo analisa a relação entre a subjetividade, comunicação virtual e a gestão de marketing na web para avaliar sites e blogs. O objetivo é discutir as dimensões interdisciplinares da comunicação na gestão de marketing para se mapear um produto no ciberespaço de modo direto, claro e eficiente. Fruto de estudo quanti-qualitativo que mapeou 205 sites e blogs, descrevendo suas características qualitativas e quantitativas. O resultado permitiu a criação deste instrumento avaliativo, interessante tanto para acadêmicos como para profissionais preocupados com a métrica para se avaliar produtos no ciberespaço.

Rhanica Evelise Toledo Coutinho, Coutinho, Rhanica Evelise T.

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente Centro Universitário da Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA)

Professora do Curso de Publicidade e Propaganda do (UniFOA)

Pesquisadora colaboradora Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores -  LAGERES - CNPq (2010-2014) E-mail: rhanica@oi.com.br (Brasil)

Cristina Novikoff, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO

Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Atua na Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades e no Programa de Pós-graduação no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas/Unigranrio. Professora de Produtividade em Pesquisa 1A – Unigranrio/Funadesp. Coordenadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/Unigranrio.

2016-02-19