A ficção televisiva e o galã de novela em zona de fronteira entre o machismo e o feminismo: um estudo de caso do galã José Mayer

• João Nemi Neto Columbia University
  • Daniela Jakubaszko Universidade São Caetano do Sul

Telenovela brasileira. Galã de telenovela. Amor romântico.

Este artigo apresenta um estudo de caso do galã José Mayer com o objetivo de refletir como o tempo histórico presente, que problematiza o machismo, é capaz de pressionar o gênero teledramatúrgico a transformar padrões composicionais fundamentais. Por meio de análise em perspectiva dialógica, conclui-se que é possível registrar mudanças significativas na construção do galã, assim como nas formas composicionais para o happy ending. O diálogo que se forma nas fronteiras entre ficção e realidade pressiona as formas estéticas e as práticas culturais a se transformarem.

João Nemi Neto, Columbia University

Docente do Latin American and Iberian Cultures Department da Columbia University, Nova York, Estados Unidos. Doutor em Hispanic and Luso-Brazilian Literatures and Languages pelo Graduate Center/City University of New York. Pesquisador do Grupo de Estudos de Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Daniela Jakubaszko, Universidade São Caetano do Sul

Docente da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisadora do Grupo de Estudos de Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis) da ECA-USP.

2017-12-08