Comunicação na internet e a violação do direito à privacidade: uma análise avaliativa das políticas e termos de uso na internet

Autores

  • Alessandra Lourenço Simões Universidade Metodista de São Paulo
  • Magali do Nascimento Cunha

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5093

Palavras-chave:

privacidade, direito à comunicação, vigilância.

Resumo

A comunicação na internet trouxe rapidez e acessibilidade, ultrapassando fronteiras geográficas, porém trouxe a possibilidade de monitoração e coleta de dados dos usuários. Orientado por revisão bibliográfica, este trabalho tem como objetivo abordar questões do direito à comunicação e à privacidade, através de análise avaliativa das políticas de privacidade dos dez maiores aplicativos de redes sociais on-line, no que diz respeito à coleta de dados pessoais e a forma como são utilizados, buscando trazer os aspectos comuns e as possíveis falhas na comunicação com os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Lourenço Simões, Universidade Metodista de São Paulo

Professora dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Informação na Universidade Metodista de São Paulo. e Especialista em Segurança da Informação.

Magali do Nascimento Cunha

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2018-07-20