COMUNICAÇÃO E TURISMO: A SEDUÇÃO DE UMA VIAGEM

• Tereza C. Santovito

Turismo, Promoção Turística, Comunicação e Turismo

Existe uma riqueza de comunicação implícita em toda promoção turística e nas relações do turista com o lugar visitado. Este estudo compara o processo de comunicação e o fenômeno do turismo, desenhando o trajeto para o desenvolvimento dessa atividade. Analisa como o sujeito percebe e recebe diferentes mensagens/informações, e como isso interfere no processo de decisão de escolha e compra de um produto turístico.
Focaliza também que tipos de respostas o turista pode dar no momento de sua viagem, ou seja, na fruição do produto.
Trata de questões como o imaginário e o uso dos sentidos humanos como ferramenta básica, capaz de ampliar a percepção do turista sobre o destino.

Tereza C. Santovito

Bacharel em Turismo e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora de Graduação e Pós-graduação do SENAC. Consultora em marketing promocional e de eventos.