Economia criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas

• José Alexandre Ferreira Filho Universidade Católica de Pernambuco
  • Tatiane Gonçalves de Lima Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins Universidade Católica de Pernambuco

Economia Criativa, Tendências, Cenários Econômicos

O ambiente mercadológico que vivemos hoje, está inserido em uma rede de constantes mudanças. A Economia Criativa vem em um crescimento contínuo desde da década de 1990, com isso, novos cenários econômicos atingem grande expansão. Tendo em vista essas mudanças, cabe a análise sobre como está funcinando o mercado das Indústrias Criativas no Brasil, seus segmentos mais fortes e as possíveis novas tendências.

José Alexandre Ferreira Filho, Universidade Católica de Pernambuco

Docente da UNICAP desde 1999, graduado em Engenharia Elétrica (UFPE, 1989), mestre em Economia (UFPE, 1993), doutor em Ciência Política (UFPE, 2006) e pós-doutorado pela Columbia University in the City of New York, onde foi Visiting Scholar do Institute of Latin American Studies (Ilas, 2009). Atua nos cursos de Economia e Direito da UNICAP. Como profissional, atual como auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Como pesquisador, dedica-se à investigação nas áreas de Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Tatiane Gonçalves de Lima, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Mestranda em Indústrias Criativas pela UNICAP, formada em ciências contábeis. Atualmente pesquisa assuntos relacionados a Economia Criativa e as Indústrias Criativas, com experiência na escrita de artigos científicos e apresentações de trabalhos em congressos nacionais e regionais sobre as temáticas acima.

Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Biotecnologia pelo programa Renorbio (Fevereiro/2018), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como tema de pesquisa Aplicação de Aprendizagem de Máquina no Diagnóstico de Declínio Cognitivo e Demência de Alzheimer baseado em Testes Cognitivos e Marcadores Genéticos. Possui título de Mestre em Engenharia da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Agosto/2012), sob orientação do Prof Dr Carmelo Jose Albanez Bastos Filho e co-orientação do Prof Dr Fernando Buarque Lima Neto, tendo como tema de pesquisa a Paralelização de Algoritmos baseados em Cardumes utilizando Unidades de Processamento Gráfico. Concluiu a graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife (2003). Possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e projetos de inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, prospecção de negócios, sistemas inteligentes, e jogos.

2019-04-30