Pertencer, escapar e resistir: práticas de leitura entre jovens de grupos populares

Leitura, Culturas digitais, Smartphones, Consumo.

Propomos neste artigo discutir os resultados de nossa dissertação. Em nosso estudo, procuramos compreender, através de uma etnografia, os usos e práticas de leitura dos alunos de um pré-universitário popular diante das culturas digitais. Portanto, observamos a crescente associação da leitura aos smartphones e às mídias digitais e que a leitura mais ampla (realizada no contexto da internet) se mistura e complementa a leitura tradicional feita a partir dos livros impressos, gerando outras possibilidades de leitura a serem exploradas. A leitura aqui se torna um instrumento capaz de proporcionar pertencimento, resistência e escape.

Sandra Rúbia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Profa. Dra. do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa "Consumo e Culturas Digitais".

Andressa Spencer de Mello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - (POSCOM UFSM). Integrante do grupo de pesquisa "Consumo e Culturas Digitais" (UFSM). Bolsista de produtividade Capes. Graduada em Comunicação Social - Produção Editorial pela UFSM.

2020-07-09