UMA ABORDAGEM SOBRE O CAMPO DA COMUNICAÇÃO E A FOTOGRAFIA COMO UM DE SEUS OBJETOS

• Frederico de Mello Brandão Tavares

Comunicação, Linguagem, fotografia

A proposta deste trabalho é pensar a comunicação, suas características e sua inserção no campo das ciências, buscando, por fim, um enfoque comunicacional para o estudo da fotografia e do fotojornalismo. A primeira parte do trabalho apresenta um panorama das modificações paradigmáticas que vêm ocorrendo no interior das ciências e a inserção da comunicação neste contexto. Baseada nesse primeiro momento, a segunda parte do artigo busca delimitar as especifi cidades do campo da comunicação e toma a fotografi a e o fotojornalismo como exemplos para se pensar um objeto de estudo dentro desta área.

Frederico de Mello Brandão Tavares

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor de Comunicação Social da Universidade FUMEC, da Faculdade Pitágoras e da Faculdade Fabrai, Belo Horizonte - MG; pesquisador colaborador do GRIS - Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG.