Potenciais e desafios para a comunicação e inovação

Autores

  • Lucia Santaella PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.667

Palavras-chave:

Comunicação e Mudanças Sociais, Signos e Tecnologias, Cultura e Mudanças Sociais

Resumo

Com os avanços das Ciências Físicas e Biológicas, na última década do século passado, surge uma cultura nova e global. Essa cultura se caracteriza, em especial, pelo ritmo acelerado da evolução tecnológica e pelos impactos gerados, por essas novas tecnologias, na cultura, nas relações sociais e no próprio homem. O presente texto visa a destacar os principais focos dessas mudanças: as mutações ocorridas, com o surgimento dos sistemas digitais, nas linguagens da comunicação; as transformações na cultura e nas formas de socialização, a partir das novas relações estabelecidas entre o homem, os meios e as comunidades; as alterações no funcionamento mental, quando todos os agentes dos processos comunicativos tornam-se negociadores de um fluxo indefinido de signos; e, por fim, as modificações no sujeito humano, que se transforma em um sujeito multiplicado, disseminado e descentrado, continuamente interpelado como uma identidade instável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Santaella, PUC-SP

Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação, pela USP. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica, e Diretora do Cimid – Centro de Investigação em Mídias Digitais da PUC-SP. Organizou sete livros e, de sua autoria, publicou 28, entre os quais se incluem Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual, Verbal (Ed. Iluminuras/Fapesp, Prêmio Jabuti 2002) e a publicação mais recente Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo (Ed. Paulus, 2004).

Downloads

Como Citar

Santaella, L. (2010). Potenciais e desafios para a comunicação e inovação. Comunicação & Inovação, 8(14). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.667