A comunicação como ferramenta estratégica de trabalho nas empresas

• Carlos Alberto Manfredini Unisa

Comunicação Institucional, Comunicação Administrativa, Comunicação Integrada

Este artigo tem como objetivo estudar os processos comunicacionais enquanto recurso facilitador das ações organizacionais de ordem econômica, tecnológica, política e social, nos quais a globalização vem produzindo transformações significativas. A pesquisa baseouse em um estudo de caso envolvendo 30 representantes do segmento de clientes “especiais” da Sabesp. Concluiu-se sobre a necessidade da construção de uma nova realidade relacional entre empresa e seus stakeholders, tarefa que compete à comunicação e que deve ser gerida pelos profissionais de Comunicação em conjunto com a alta administração.

Carlos Alberto Manfredini, Unisa

Mestre em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero), pós-graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Professor adjunto dos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas da Universidade de Santo Amaro - Unisa.