Estética da recepção cinematográfica – sobre os efeitos receptivos da produção midiática

• Juan Droguett UNIP

Recepção, Cinema, Imaginário, Identificação Social e Estética

Este artigo tem como principal objetivo demonstrar que o cinematográfico é um fenômeno estético da contemporaneidade e que se configura no ato da recepção como efeito da mediação cultural desta mídia. Marca a mudança do modelo clássico de estética, ancorado na produção, para um novo modelo do imaginário social, que salienta os efeitos receptivos no espectador, reconstruído em um processo de identificação até chegar aos sistemas produtivos e de linguagem dos quais o cinema se serve para alcançar este fim. Ancorase nas teorias da recepção, entendidas sob as categorias da experiência estética no seu caráter relacional: sujeito-objeto, no discurso diegético expresso na ação narrativa, na aiesthesis – atitude perceptiva do espectador – e na catarse – dimensão comunicativa da recepção.

Juan Droguett, UNIP

Pós-doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; doutor em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP, e em Educação, pela Universidade de Salamanca – Espanha. Professor titular do Mestrado em Comunicação, da Universidade Paulista – UNIP. Membro da Associação Internacional de Semiótica do Espaço.