Tá rindo do quê? O reforço de estereótipos através dos memes durante a pandemia da COVID-19
the reinforcement of stereotypes through memes during the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.8013Palavras-chave:
Memes, Estereótipos, ComunicaçãoResumo
Em meio à pandemia da COVID-19, o acesso a fontes confiáveis de informação se torna cada vez mais necessário para mantermo-nos atualizados sobre as últimas notícias acerca da doença. Em um momento já preocupante e estressante, analisamos neste artigo o compartilhamento de memes de internet como uma ferramenta, não apenas de exposição de valores e opiniões, mas também de reforço de estereótipos e preconceitos, que podem contribuir para um aumento e o surgimento de novas tensões e discursos de ódio. Por meio de uma análise conjunta de autores como Bakhtin, Bosi, Lippman e Lotman, estabelecemos uma discussão acerca dos processos comunicacionais e ideológicos presentes no compartilhamento e produção dessas mensagens, e observamos alguns dos efeitos que conteúdos desse tipo podem causar na sociedade, como a disseminação de preconceitos e os ataques ao povo chinês e seus descendentes.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BOSI, Eclea. A opinião e o estereótipo. Contexto. São Paulo: Hucitec, n.2. mar. 1977. p.98.
CHAGAS, Viktor. A febre dos memes de política. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n.1, p.1-26, Jan./Abr., 2018.
GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os Memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, v.12, n.2, p.185-208, Jul./Dez., 2016.
LIPPMANN, Walter. Estereótipos. In: STEINBERG, Charles S. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972.
LOTMAN, Iuri. Acerca de la semiosfera. In:__________ La Semiosfera, vol. 1. Madrid: Cátedra, 1999.
NUNES, Mônica. Passagens, Paragens, Veredas: Semiótica da Cultura e Estudos Culturais. In: SANCHES, Tatiana. Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: Senac, 2011.
SOUZA, Ronivaldo Moreira de. O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva. Galáxia, São Paulo, n.42, p.176-188, Set./Dez., 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pietro Giuliboni Nemr Coelho, Marcia Perencin Tondato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.