Comunicação em ambientes da indústria criativa: o contexto midiatizado de FAB LABS no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol22n50.8055Palavras-chave:
Midiatização, Indústria Criativa, Ambientes de InovaçãoResumo
O estudo analisa como a comunicação e a mídia se integram a ambientes da indústria criativa, observando os diferentes fenômenos que as comunicações mediadas produzem nessas organizações, mais especificamente nos Fab Labs. Para isso, parte de uma pesquisa exploratória-explicativa-descritiva, realizada em seis Fab Labs do Rio Grande do Sul, Brasil. Dentre os resultados, constata-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa pela midiatização, desdobrada em práticas de veiculação, vinculação e cognição (SODRÉ, 2012), ao explicitar a emergência de um quarto bios existencial e estrutural na constituição desses espaços.
Downloads
Referências
ANDERSON, Chris. Makers: a nova Revolução Industrial. São Paulo: Elsevier Campus, 2012.
BARICHELLO; Eugenia Mariano da Rocha et al. Estendendo as práticas de Relações Públicas sob a perspectiva teórica da ecologia das mídias. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS-UFSM, p. 129-154, 2013.
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; CARVALHO, Luciana Menezes. (2013). Mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. MATRIZes. Ano 7, n. 1, p. 235-246, jan./jun. 2013.
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. A autoria na elaboração de uma Tese. In: MOURA, Claúdia Peixoto; LOPES, Maria Immaculata Vassallo (Orgs.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p.129-149.
______. Visibilidade e Legitimidade na atual Ecologia da Mídia. Revista Estudos em Comunicação nº 25, vol. 2, 99-108, dez. 2017.
CANAVILHAS, João. La radio en el ecosistema mediático del siglo XXI: estudio de caso en Portugal. index.comunicación, 10(3), p. 263-281, 2020.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 9ª ed. Ver. Amp. São Paulo, 2016.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A construção mediada da realidade. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2020.
DALL’AGNESE, Carolina Teixeira Weber; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Por uma abordagem ecológica e contextual da comunicação em tempos de midiatização profunda. Revista Culturas Midiáticas, Ano XI, n. 20, p. 1-16, jan./jun. 2018.
EYCHENNE, Fabien; NEVES, Heloisa. FAB LAB: a vanguarda da nova revolução industrial. São Paulo: Editorial FabLab Brasil, 2013.
FABFOUNDATION. Portal Institucional, c2021. Página inicial. Disponível em: < http://www.fabfoundation.org>. Acesso em: 10 jan. 2021.
FABLAB-UNISINOSPOA. Portal Institucional, c2021. Página inicial. Disponível em:<http://www.unisinos.br/fablab>.
FERNANDES, Fabio Frá; SILVA, Marcela Guimarães. Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação: Design Thinking como método e Comunicação Organizacional como estratégia. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, São Paulo, v. 8, n. 2, dez. 2020.
FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.
GOMES, Pedro Gilberto. Dos meios à midiatização: um conceito em evolução. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.
HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2014.
JACKSON, Katy. Make space for others. 2013. Disponível em: <https://makingspaceforothers.com/>. Acesso em: 10 de jan. 2021.
LIFELAB. Portal institucional, c2021. Página inicial. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/lifee>.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo, SP: Cultrix, 1964.
MATOS, Guilherme Paraol de; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Análise sobre o sistema nacional de inovação no Brasil. REAVI – Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 8, n. 13, p. 73-83, dez. 2019.
POALAB. Portal Institucional, c2021. Página inicial. Disponível em:<https://www.poalab.net.br>.
SILVEIRA, Ada Cristina Machado; SILVA, Marcela Guimarães e. Das garagens às cidades: espaços sociais para a indústria criativa. In: GUINDANI, Joel Felipe; SILVA, Marcela Guimarães e (Orgs.). Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias. Jaguarão, RS: CLAEC, 2018.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 5. ed. Petrópolis, RS: Vozes, 2012.
STRATE, Lance; BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul. Introdução à ecologia das mídias. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio, 2019
TEIXEIRA, Clarissa Stefani et al. (Orgs.). Habitats de Inovação: alinhamento conceitual. Florianópolis: Perse, 2016.
TECNOPUC-FABLAB. Portal Institucional, c2021. Página Inicial. Disponível em: < https://www.pucrs.br/ideia/fablab/>.
USINA FAB LAB. Portal Institucional, c2021. Página Inicial. Disponível em: <http://www.usinafablab.com.br>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcela Guimarães e Silva, Fabio Frá Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.