DESVIANDO O OLHAR: Expectativas e virada teórica no uso de tecnologias imersivas para o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8502Palavras-chave:
Comunicação, Jornalismo, TecnologiaResumo
Câmeras em 360º e produções feitas com Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) figuram na lista de promessas tecnológicas que marcaram o jornalismo nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo busca contribuir com as discussões sobre o uso dessas tecnologias, anunciadas como propostas de inovação por causar efeitos de imersão e empatia na audiência. Apresentamos um estado da arte sobre a teorização dessas produções, mediante a percepção de que as expectativas relacionadas às aplicações das proposituras desses recursos apresentam fragilidades. Através de revisão de literatura, comparamos a produção bibliográfica de pesquisadores do Brasil e Espanha. Notou-se uma descontinuidade dos discursos, categorizados em dois posicionamentos distintos: a) uma fase de proposituras relacionadas ao uso dessas tecnologias para alcançar transparência, participação e imersão da audiência, seguida de b) questionamentos quanto a aplicabilidade e futuro dessas tecnologias para o jornalismo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. I., RANGEL, C. T. L., & SILVA, F. F. Vídeos em 360 Graus do Estado de Minas: Narrativas no contexto da pandemia da Covid-19. Trabalho apresentado no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3tKi03S>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
ÁNGELES, M. B. Periodismo inmersivo en España: Análisis de la primera generación de contenidos periodísticos en realidad virtual. Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5209/ESMP.62204>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
BAUTISTA, P. S., DE LA CASA, J. M. H., & Díez, M. M. Evolución del periodismo inmersivo en España, desde su inicio hasta la pandemia por COVID-19. Estudos em Comunicação, v. 31. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3sMSXxx>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
BENÍTEZ, M. J. G. El reportaje inmersivo con vídeo en 360º: características, buenas prácticas y empleo por parte de los medios periodísticos españoles. (Tese de Doutorado, Universidad Carlos III de Madrid). 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3rFpPGj>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
BORGES, F. Reportagens da RedeTV! terão imagens em 360º. Rede TV!. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3A3ZpTy>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
CABALLERO, S. G. BAUTISTA, P.S., & DE LA CASA, J. M. H. Conteúdo 360º, realidade virtual e jornalismo imersivo: uma revisão actual dos média utilizando estes formatos. Revista Comunicando (On-line), 1 (10), ISSN 2184-0636. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3xiPMzn>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
COSTA, L. Jornalismo Imersivo de Realidade Virtual: Aspectos teóricos e técnicos para um modelo narrativo. Labcom, IFP. 2019.
COSTA, L. Jornalismo Imersivo de Realidade Virtual: Uma análise do documentário brasileiro Rio de Lama. Trabalho apresentado no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3118NXQ>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
CORDEIRO, W.R., & COSTA, L. Jornalismo imersivo: perspectivas para os novos formatos. Leituras do jornalismo, 1(6), 99-116. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/3sXEQFZ>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
DE LA CASA, J.M.H. BAUTISTA, P.S., & JULIÁN, J.I.C. La realidad virtual y el formato multimedia en 360º como mecanismo de enriquecimiento de los contenidos periodísticos. In: SANCHÉZ (coord.), Nuevas teccnologías audiovisuales para nuevas narrativas interactivas digitales em la era multidispositivo. McGraw-Hill. Espanha. 2017.
DE LA CASA, J.M.H. BAUTISTA, P.S., & JULIÁN, J.I.C. Realidad virtual y periodismo inmersivo: nuevas formas de contar historias para los periodistas. In: UFARTE, M. (coord.). Nuevos perfiles profesionales para el mercado periodístico. Comunicación Social, ediciones y publicaciones. 2019.
DE LA PEÑA, N. et al. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News. In: Presence: Teleoperators and Virtual Environments, (19) 4. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1162/PRES_a_00005>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
DOMÍNGUEZ, E. M. Periodismo inmersivo: Fundamentos para una forma periodística basada en la interfaz y la acción. Tese de Doutorado, Facultát de Ciènce de la comunicació Blanquerna, in el Departament Comunicació, Espanha. 2013. Disponível em: <http://bit.ly/32aBeld>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
DRUM, M. F. Jornalismo imersivo: a apropriação da realidade virtual em narrativas imersivas brasileiras. Dissertação de mestrado, Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2Zv5Lum>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
FLORES, A.M. Produção e consumo de vídeos em 360° — tendências para o jornalismo brasileiro no youtube. In: Métodos Digitais: teoria‑prática-crítica (pp. 183-201). ICNOVA — Instituto de Comunicação da Nova – Portugal, 2019.
FONSECA, A. A., LIMA, L., & BARBOSA, S. Uma proposta de framework teórico para análise da experiência no jornalismo imersivo. Trabalho apresentado no XXVIII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3rx7xbQ>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
GAUTÉRIO, M. W. Convergência entre Televisão e Narrativas Imersivas: As potencialidades e os desafios das novas tecnologias de realidade virtual e dos vídeos 360 graus para transformar o futuro da televisão. Tese de doutorado, Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2YNgRLZ>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
IÑARRITU, A. G. Instalação de realidade virtual de Alejandro G. Iñárritu, Carne y Arena convida visitantes a vivenciar a realidade de imigrantes e refugiados. FFW. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2RGcOLv>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
JULIÁN, J.I.C., BAUTISTA, P.S., & DE LA CASA, J.M.H. Realidad virtual, contenidos 360º y periodismo inmersivo en los medios latinoamericanos. Una revisión de su situación actual. Contratexto (29), 79-103. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3gKrsjG>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
LÓPEZ-GARCÍA, X., VÁZQUEZ-HERRERO, J., PÉREZ- SEIJO, S., & MELLE-GOYANNES, M. El ‘salto adelante’ de las narrativas digitales en la segunda década del siglo XXI. In Toural-Bran, C.; López-García, X. (eds.), Ecosistema de los cibermedios en España: tipologías, iniciativas, tendencias narrativas y desafios, 141-162. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.52495/c6.emcs.3.p73>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
LONGHI, R. R. Narrativas imersivas no ciberjornalismo. Entre interfaces e Realidade Virtual. Rizoma, 5 (2). 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2Sjj3oU>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
MABROOK, R.,& SINGER, J. B. Virtual Reality, 360° Video, and Journalism Studies: Conceptual Approaches to Immersive Technologies. Journalism Studies, 0 (0), 1–17. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/1461670X.2019.1568203>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
MELLO SILVA, E. & HIGUCHI YANAZE, L. Narrativas jornalísticas com Vídeos 360: aspectos históricos e conceituais do telejornalismo imersivo. Lumina, (On-line), 13 (1)1, 29-46. 2019. Disponível em: <http://bit.ly/2sgM0dw>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
MENEZES, A. S., MELO, R. A Realidade Virtual em 360º e Inovação no Jornalismo Nordestino: Potencialidades e ausências. Trabalho apresentado no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2019. Disponível em: <http://bit.ly/36FNfSk>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
MORETZSOHN, S. D. O mundo “divertido”: o fetiche da internet e a mobilização política nas redes sociais. Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, (On-line), 1 (2). 2012. Disponível em: <https://bit.ly/3f7hh7O>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NAKAGAWA, T. Examining the Ethical Implications of Virtual Reality in Journalism. (Dissertação apresentada na University of Missouri-Columbia). 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2RkdSXk>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
OLIVEIRA, A. B., et al. Narrativas Jornalísticas em 360 graus na Paraíba. Trabalho apresentado no XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2Z1ZEzc>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
OLIVEIRA, L. F. L., & RODRIGUES, L. C. S. O Jornalismo imersivo: uma análise do Fant360 sob a perspectiva do imperativo tecnológico. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de sobre Competências Midiáticas. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2IvR9SD>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
PASE, A. F., VARGAS, F. P., & ROCHA, G. G. Mapeamento das possibilidades de conteúdo interativo imersivo jornalístico. Trabalho apresentado no Intercom, 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2Ai9nUK>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
PÉREZ-SEIJO, S. Uso del vídeo 360º por los medios nativos digitales. Análisis exploratorio de los primeros pasos en el ecosistema periodístico español. Profesional de la información, 30 (3). 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.3145/epi.2021.may.04>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
PÉREZ-SEIJO, S., GUTIÉRREZ-CANEDA, B. y López-García, X. Periodismo digital y alta tecnología: de la consolidación a los renovados desafíos. Index Comunicación, 10(3), 129-151. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.33732/ixc/10/03Period>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
PÉREZ-SEIJO, S. et al. La aplicación de las narrativas inmersivas en los reportajes: estudio de caso del diario español ‘el país’. In: J.L.G Esteban & J.A.G. Avilés (eds.), Mediamorfosis: Radiografía de la innovación en el periodismo. Sociedad Española de Periodística. Espanha, 2018.
PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
RODRIGUES, L. C. S. Configurações enunciativas no telejornalismo em 360 graus: partner ou voyeur?. Trabalho apresentado no XXIX – Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS). 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3pZVKSp>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
RODRIGUES, L. C. S. Televisão aberta no Brasil: afinal, o que é Jornalismo Imersivo? Trabalho apresentado no 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3gBwUCU>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
RODRÍGUEZ-CASTRO, M. PÉREZ-SEIJÓ, S., & FREIRE, F. C. La TV Pública en Europa: Innovación, Retos y Tendencias. Revista de estudios de comunicación, 24 (46), 325-327. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3zJEm8I>. Acesso em 28 de Abril de 2022.
SALAVERRÍA, R. Periodismo en 2014: balance y tendencias. Cuadernos de periodistas, (29), 9-22. 2015. Disponível em:<https://cutt.ly/ygqQksB>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
SILVA, F. F. Realidade Virtual no Jornalismo: Tensionamento Conceitual e Curva de Oscilação. Trabalho apresentado no Intercom: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/31IQgS7>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
SILVA, F. F., CUNHA, R. E. S., & RODRIGUES, L. C. S. Repercussões do “Jornalismo Imersivo” no Brasil: mapeamento teórico e prático de pesquisas. SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2IXBU9j>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
SMITH, W. Stop Calling Google Cardboard's 360-Degree Videos 'VR'. Wired. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3xMhg0h>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
STIEGLER, B. As ilusões do pós-modernismo. Revista O Comuneiro. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3mtp8RL>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
VIEIRA, B. A. C.,. MARX, D., & SILVA, F. F. Produção de Vídeos em 360 Graus na CNN e no G1: a Emergência de Novas Narrativas no Jornalismo Digital no Contexto da Mobilidade. Trabalho apresentado no XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2QVlVf2>. Acesso em 20 de Abril de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ligia Coeli, Carolina Dantas de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.