REP´RESENTAÇÕES SOCIAIS DO MUNDO DEV: Indústria da Solução e empreendedorismo
Solution Industry and Entrepreneurship
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8509Palavras-chave:
Solucionismo Tecnológico, Desenvolvedores de Softwares, Vale do Silício, Representações SociaisResumo
Tratamos aqui de parte de um estudo em que buscamos entender a apropriação das tecnologias da informação e da comunicação, especificamente dos softwares, e explorar os imaginários e representações sociais que estão presentes no desenvolvimento, por parte dos programadores. Assim, este artigo traz e discute alguns dos aspectos mais importantes que aparecem na composição dessas representações e se mostram como um ideário constante e consistente na expressão dos desenvolvedores ouvidos na pesquisa: empreendedorismo e solucionismo tecnológico, e como os próprios desenvolvedores enxergam suas influências na sociedade.
Downloads
Referências
BARBROOK, R; CAMERON, A. The Californian Ideology. Mute Magazine, Vol 1, Nº 3, em 1º de Setembro de 1995.
CASAQUI, Vander. Cultura empreendedora e espírito do tempo: um olhar contemporâneo a partir do campo da comunicação. Organicom, Ano 16, Nº 31, 2º semestre de 2019.
JODELET, Denise. Representações sociais e mundos de vida. Paris: Éditions des archives contemporaines; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess, 2017.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
MOROZOV, E. La locura del solucionismo tecnológico. Trad. Nancy Viviana Piñero. Buenos Aires: Katz Editores. 2015.
MOROZOV, E. Solucionismo, nova aposta das elites globais. Trad. Simone Paz. Outras Palavras. 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/solucionismo-nova-aposta-das-elites-globais/. Acesso em: 7 mar. 2021.
MOROZOV, E. To save everything, click here: the folly of technological solutionism. New Work: PublicAffairs, 2013.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
SCHRADIE, Jen. Ideologia do Vale do Silício e desigualdades de classe: um imposto virtual em relação à política digital. Parágrafo, Vol. 1, N. 1, Jan/Jun. 2017
VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York, Oxford: Oxford University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laura Nayara Pimenta, Márcio Simeone Henriques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.