A morte no telejornalismo: o caso do voo 447 da Air France no Jornal Nacional

• Michele Negrini

Morte, Jornalismo Televisivo, Acontecimento Jornalístico

Este artigo tem como objetivo analisar o tratamento dado à morte na cobertura do Jornal Nacional (JN) ao acidente com o voo 447 da Air France. Também observou-se como o JN abordou questões ligadas à tragédia, como o sofrimento de parentes das vítimas, a repercussão da catástrofe no mundo e possíveis explicações para a ocorrência do caso. Considerou-se a morte como acontecimento jornalístico a partir da definição de Adriano Duarte Rodrigues. Tomaram-se como objeto de estudo as edições do telejornal que foram ao ar nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2009.

Michele Negrini

Jornalista; mestre em Comunicação e Informação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; doutoranda em Comunicação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS; docente da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, em São Borja, Rio Grande do Sul.