A influência das representações sociais veiculadas pela televisão na formação de identidade nacional

Autores

  • Camila Muritiba Tenório
  • Lindinalva S. O. Rubim

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol10n19.903

Palavras-chave:

Identidade Nacional, Identificação, Representações, Mídia

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a televisão, meio de comunicação de grande alcance e influência na atualidade, para compreender o processo de identificação com o espectador. Conjectura-se que as representações veiculadas internacionalmente por esta mídia satisfazem a cultura dos países hegemônicos, produzindo distorções na imagem que cada sociedade possui de si mesma e interferindo diretamente na construção de uma identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Muritiba Tenório

Especialista em Direito do Estado, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; bacharel em Comunicação, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; aluna especial do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão do Conhecimento, pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb.

Lindinalva S. O. Rubim

Doutora em Comunicação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com pós-doutorado em Comunicação Audiovisual, pela Universidade de Buenos Aires - UBA; professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - UFBA e vice-coordenadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura - Cult.

Downloads