Do Direito de Resistência – Uma Análise da Desobediência Civil dos Bombeiros
DOI:
https://doi.org/10.13037/dh.n22.1570Abstract
Dworkin, em seu livro Levando os direitos a sério abordou o direito de resistência e a desobediência civil, que é a possibilidade de não cumprir normas legais na luta pelos direitos humanos e de resistir ao cumprimento de normas de caráter duvidoso. Trataremos a desobediência civil e traremos, para ilustração, a greve dos bombeiros do Rio de Janeiro, ocorrida em 2011, na qual militares que não têm direito de fazer greve, de acordo com os artigo 142 da Constituição Federal e 149 do Código Penal Militar, pedindo melhoria salarial e das condições de trabalho, a faz por acreditarem estar moralmente autorizados a isso.
Faremos um paralelo entre dois clássicos do autor: O Império do Direito e Levando os direitos a sério, explicando que direito de resistência e desobediência civil são bem recepcionados quando vemos o direito como integridade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).