Interpretação e Controle Judicial da Eficácia das Normas Constitucionais de Direitos Sociais
DOI:
https://doi.org/10.13037/dh.n22.1573Abstract
A análise sobre a eficácia das normas constitucionais de direito sociais parte da classificação em três grupos principais, baseado nos diferentes efeitos das normas de direitos sociais. A complexa relação entre o Poder Judiciário e a eficácia das normas constitucionais de direitos sociais é tratada com profundidade, procurando compreender a noção de núcleo essencial dos direitos fundamentais e a relação do princípio da dignidade da pessoa humana como importante função demarcatória. Destaca-se também o princípio da proibição do retrocesso, que representa a garantia da eficácia progressiva dos direitos sociais, tem por função servir de baliza para o exercício do direito de defesa dos direitos fundamentais. Nesse contexto, a implementação dos direitos sociais pelo Poder Judiciário encontra limites, por isso, é trazido ao debate a implicação da garantia do mínimo essencial e o possível conflito com a escassez de recursos, cujo critério de ponderação denomina-se reserva do possível. O princípio da proibição do retrocesso é uma garantia da eficácia progressiva dos direitos sociais, significando uma baliza para o exercício do direito de defesa dos direitos fundamentais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).