A Convergência Tecnológica na Telefonia Fixa
DOI:
https://doi.org/10.13037/dh.n22.1509Resumo
O presente artigo foi desenvolvido durante intercâmbio no CADE (PinCADE). Ele pretende discutir as consequências do processo de convergência tecnológica entre as diferentes redes do setor de telecomunicações para o segmento de telefonia fixa, no que tange ao mercado relevante e à agenda regulatória. Inicialmente, estuda-se a configuração tradicional do setor e explora-se a evolução da telefonia fixa no Brasil. Em seguida, passa-se para a conceituação de convergência tecnológica e para o exame de seus impactos nesse segmento, tanto no Brasil quanto no mundo. Então, feita esta contextualização geral, enfrentam-se as questões propostas. Assim, analisam-se suas implicações na telefonia fixa, primeiramente, para a definição de mercado relevante e, em segundo lugar, para a implementação de uma agenda regulatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).