Revista de Estudos Aplicados em Educação

A Revista de Estudos Aplicados em Educação (REAe) é um periódico de publicação semestral criado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, com o intuito de divulgar trabalhos originais resultantes, principalmente, de pesquisas de caráter aplicado realizadas por pesquisadores não somente da área da Educação mas também de outras áreas que dialogam com as diferentes esferas do campo educacional.

A REAe é Qualis B2 em Educação.

 


 ISSN 2525-703X

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EDITORES
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Editor chefe

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício

Editores assistentes

Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

 


Corpo Editorial Científico

Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón, Pontífícia Universidade Católica de Campinas

Prof. Dr. Carlos Alberto Díez Fonnegra, Fundación Universitaria Konrad Lorenz - Colômbia

Profa. Dra. Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo

Prof. Dr. Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Prof. Dr. Joaquín Gairín Sallán, Universitat Autònoma de Barcelona - Espanha

Profa. Dra. Márcia Lopes Reis, Universidade Estadual Paulista

Profa. Dra. Maria Antônia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista

Profa. Dra. Päivi Aarreniemi-Jokipelto, Universidade de Haaga-Helia -  Finlândia

Profa. Dra. Renata Viana de Barros Thomé, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Robson Santos de Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Prof. Dr. Sean Bracken, Universidade de Worcester, Inglaterra

Prof. Dr. Sérgio Ferreira do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás


Notícias

 

CHAMADA PARA O DOSSIÊ “EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DIREITOS DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS"

 

 O objetivo deste dossiê é socializar estudos que abordem os limites e as possibilidades da efetivação dos direitos de bebês e de crianças pequenas a uma escola pública de qualidade, que cuide e eduque, que possibilite a brincadeira, que acolha as famílias e/ou responsáveis, que os coloque no papel de protagonistas, enfim, que respeite as especificidades da infância. 

Neste sentido, propõe-se a divulgar estudos sobre e na Educação Infantil, nos eixos: 1) políticas públicas para a Educação Infantil; 2) brincar, cuidar e  educar; 3) a criança como protagonista nas ações escolares; 4) práticas pedagógicas na Educação Infantil; 5) formação de professores para a Educação Infantil; 6) relação família e escola na Educação Infantil.

Organização editorial

Profª. Drª. Ligia de Carvalho Abões Vercelli – Universidade Nove de julho (UNINOVE)

Profª. Drª. Sandra Lúcia Ferreira – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

 Submissões: até 30 de agosto de 2019

Serão acolhidos ensaios teóricos e trabalhos com dimensão empírica.

O Dossiê receberá textos em inglês, espanhol e português

 

 
Publicado: 2019-06-12
 

CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: TENSÕES, INCERTEZAS E PROPOSIÇÕES

 

Submissões: até 31 de outubro de 2019

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Organizadores do Dossiê:

Angela Maria Martins (UNICID/FCC) 

Sandra Zákia (FAE/USP)

Nonato Assis de Miranda (USCS)

Paulo Sérgio Garcia (USCS)

Sanny S. da Rosa (USCS)

Este dossiê visa reunir artigos sobre políticas e gestão educacional que tenham como eixo de análise as tensões, incertezas e possíveis propostas de ação frente ao cenário de mudanças políticas, ideológicas e culturais em curso no Brasil e no mundo que, direta ou indiretamente, afetam as políticas públicas e as práticas de gestão da escola básica.

Eixos temáticos do dossiê:

•             Aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas em políticas educacionais

•             Políticas Curriculares para a Educação Básica

•             Políticas de Formação Docente e de Gestores

•             Políticas de Avaliação e Qualidade da Educação

•             Políticas de Financiamento da Educação Básica

•             Planejamento e Gestão Educacional

•             Gestão administrativa e pedagógica da escola

•             Gestão Democrática da Escola Pública

Passos e prazos de avaliação dos artigos:

•             Envio de resumo expandido (800 a 1.500 palavras) para o e-mail dossie.reae@adm.uscs.edu.br: até 17/08/2019

•             Avaliação preliminar e comentários sobre possíveis ajustes: até 31/08/19

•             Prazo final para submissão do artigo (5.000 a 8.000 palavras): até 31/10/2019

•             Publicação/divulgação do dossiê: até final do 2º.semestre/2019.

 

 
Publicado: 2019-06-12
 
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v. 4, n. 7 (2019)


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