CHAMADA DE ARTIGOS - EDIÇÃO ESPECIAL REAe (JAN./JUN. 2021)

11-11-2020

Orientações gerais

A REAe é um periódico do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) criado com o objetivo de divulgar pesquisas originadas e aplicadas ao campo da Educação, mas, também, de estudos de outras áreas cujas temáticas dialogam, principalmente, com questões da educação básica. 

Este dossiê marca o centenário de nascimento de Paulo Freire reafirmando o seu legado e o seu compromisso com a educação como prática da liberdade. Educação molhada de amor à vida e em sua defesa. Temos vivido anos marcados por concepções de ser humano, sociedade e mundo caracterizadas por obscurantismo, intolerância, desrespeito e ódio entre grupos sociais, repressão à liberdade de expressão. Além disso, assistimos ao agravamento da violência e das desigualdades sociais, dentre tantos outros processos de desumanização, que tornam urgente a defesa dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Paralelamente a isso, há um movimento de resistência de pessoas e grupos que, de diferentes matizes ideológicos e políticos, conscientes da necessidade de justiça, aliam a indignação à luta incessante por um outro mundo possível e melhor. É deste lado, em que se unem esperanças e projetos humanizadores, que nos sentimos convocados a nos colocarmos diante do “quefazer” cujo tempo não é cronológico, mas de intensidade e presença “no e com o mundo”, o que significa nele intervir. Nesse sentido, somos impelidos a aceitar o convite de Paulo Freire para reinventá-lo nas experiências pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos e etários, atualizando seu pensamento na construção de possíveis respostas aos desafios que temos enfrentado. Assim, convidamos a todas e a todos a compartilharem conosco seus trabalhos inspirados em e no diálogo com Paulo Freire para que, em defesa da vida e da justiça social, possamos construir novas “canções óbvias” e com elas esperançar um mundo com muito mais “boniteza”.

Maiores informações sobre o escopo e diretrizes da Revista podem ser obtidas no site da REAe: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados

Eixos temáticos do dossiê  

  • Crianças, infâncias e culturas infantis
  • Processos educativos, alfabetização e formação docente
  • Movimentos sociais e educação popular
  • Desigualdades e suas relações com os feminismos, o antirracismo e a luta LGBTTQI+
  • Justiça social, inclusão e ecopedagogia

Prazos

  • Submissão do artigo (5.000 a 8.000 palavras) no portal da REAE: até 28/02/2021
  • Publicação/divulgação do dossiê: até julho de 2021