CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: OS PROGRAMAS PROFISSIONAIS EM FOCO

14-07-2021

Os Programas Profissionais surgiram no Brasil com a intenção de qualificar profissionais em diferentes áreas. São cursos de pós-graduação direcionados ao campo profissional que visam atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais.

No campo da Educação vêm crescendo cada vez mais as pesquisas desenvolvidas em Programas de Mestrado Profissional. Mais recentemente, com a Portaria n. 389 de 23 de março de 2017, o Ministério da Educação (MEC) institui a modalidade de Doutorado Profissional. Em 2021, de acordo com a página da área de Educação da Capes, já são 52 cursos de Mestrado e 3 de Doutorado Profissionais.

Vale destacar que tanto os Programas Profissionais quanto os Acadêmicos exigem do pesquisador rigor teórico e metodológico, com planejamento, controle e sistematização do conhecimento. Contudo, a modalidade profissional assume outro desafio que é o de operar com pesquisas que, segundo Bernardete Gatti, têm a realidade empírica como ponto de partida e de chegada e, portanto, requerem metodologias apropriadas e procedimentos de investigação cuidadosos.

Tendo isso em vista, nosso propósito com o presente Dossiê é constituir um espaço de discussão e de divulgação da diversidade de métodos, metodologias e procedimentos utilizados em pesquisas de Programas Profissionais no campo da Educação.

Maiores informações sobre o escopo e diretrizes da Revista podem ser obtidas no site da REAe:  https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados

Contato pelo e-mail: editoriareae@online.uscs.edu.br