CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

2022-03-08

Submissões: até 30 de junho de 2022

Publicação do dossiê: até dezembro de 2022

Idiomas: Português, Inglês ou Espanhol

Organizadores do Dossiê:

Andrea Lago (UNEB)

Cecilia Gabriela Aguirre (UFBA)

Jadirlete Lopes Cabral (UFBA)

Tânia Maria Hetkowski (UNEB)

Proposta de Dossiê

A proposta deste dossiê nasce da afinidade entre as áreas de Linguística Aplicada e Educação, que têm como objeto de estudo a cultura escrita, o letramento como prática social, o processo de leitura e os diferentes perfis do leitor contemporâneo. Tomando como ponto de partida as tecnologias digitais, o plurilinguismo, a BNCC e a Educação Básica, este dossiê busca refletir sobre questões relativas aos letramentos, aos multiletramentos, às novas tecnologias e aos diferentes perfis do leitor na contemporaneidade. O mundo atual, globalizado, se organiza mediante redes de comunicação e informação pelas quais circulam mensagens multissemióticas, nas diferentes línguas, conferindo à leitura e à escrita tessituras inovadoras. Professores e estudantes estão imbricados nesse processo, sendo por ele impulsionados a abraçar a ideia de que a linguagem é múltipla, multimodal, cambiante, situada e dialógica, condição que, por sua vez, molda o processo de leitura e a figura do leitor/usuário/produtor de significados. Sob tal perspectiva, serão muito bem vindos artigos, ensaios, relatos de experiência que reflitam sobre as noções de leitor, produtor e usuário de linguagens multimodais e multissemióticas, sobre os novos e os (multi) letramentos, sobre multiculturalidade, multimodalidade, plurilinguismo, sobre formação de professores, o novo currículo da educação básica e sobre tecnologias digitais conforme a Base Nacional Comum Curricular. 

Maiores informações sobre o escopo e as diretrizes da Revista podem ser obtidas no site da REAe:  https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados

Contato pelo e-mail: editoriareae@online.uscs.edu.br