CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ - RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO

2023-12-19

DOSSIÊ TEMÁTICO: Relações de gênero, étnico-raciais e interculturalidade na educação

Submissões: até 30 de abril de 2024

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol

Organizadoras(es) do Dossiê:

Marta Regina Paulo da Silva (USCS, Brasil)

Priscila Ferreira Perazzo (USCS, Brasil)

Crislei de Oliveira Custódio (FLACSO)

Daniela Finco (Unifesp, Brasil)

Karla Yolanda Covarrubias (Univ. de Colima, México)

Luís Fernando Herrera Ramírez (Univ. de Antioquia, Colômbia)

Orientações Gerais

A REAe é um periódico do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) criado com o objetivo de divulgar pesquisas originadas e aplicadas ao campo da Educação, mas, também, de estudos de outras áreas cujas temáticas dialogam, principalmente, com questões da educação básica.

Este dossiê traz como temática as relações de gênero, étnico-raciais e interculturalidade na educação.

[...] celebro um ensino que permita as transgressões - um movimento contra as fronteiras e para além delas. É esse movimento que transforma a educação na prática da liberdade. (bell hooks, 2013, p. 24)[1]

Reconhecer, respeitar, valorizar e celebrar as diferenças constituem-se como desafios na construção de uma educação democrática que respeite os direitos de cidadania de todas e todos. Isso implica em desvelar as diferentes formas de colonialidade, presentes no cotidiano educacional e dar visibilidade aos saberes e fazeres de grupos sociais historicamente marginalizados, sejam por diferenças de gênero, raça, etnia, etária, econômica etc., como mulheres, crianças, negros(as), LGBTI+, indígenas e outros(as). Parte-se da perspectiva de desconstruir concepções eurocêntricas que ainda marcam os currículos escolares e construir modos decoloniais de compreender esses fenômenos sociais na Educação. Nesse sentido, compreendemos que as temáticas de gênero e étnico-racial na educação constituem-se em um campo plural, polifônico e inclusivo, que reivindica um diálogo intercultural entre movimentos sociais, educadores(as) e pesquisadores(as) no intuito de fortalecer identidades e direitos e construir ações de combate ao racismo, ao machismo e a tantas outras formas de discriminação e opressão, seja na análise e formulação de políticas públicas, nas práticas pedagógicas e/ou na formação docente. Assim, convidamos a todas e a todos que têm discutido estas temáticas para compartilharem conosco seus trabalhos, a fim de que possamos, como propõe bell hooks, celebrar uma educação que ensine a transgredir as fronteiras e afirmar-se como “prática da liberdade”.

Prazos

Submissão do artigo (5.000 a 8.000 palavras) no portal da REAE: até 30/04/2024

A publicação da REAe é em Fluxo Contínuo. Os artigos serão publicados ao longo do ano de 2024.

 

 

 

[1] hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.