PROPOSTAS CURRICULARES ALTERNATIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Elize Keller-Franco, Cristina Zukowsky-Tavares

Resumo


O presente trabalho de caráter reflexivo teórico-prático tem por objetivo discutir o papel do currículo na construção de novos cenários no ensino de engenharia. Mundialmente vem sendo reconhecida a importância de novas abordagens para atender as demandas colocadas para a profissionalidade dos engenheiros a partir das mudanças na sociedade. No entanto, pouco se tem discutido e pesquisado sobre a dificuldade dessas mudanças ocorrerem no contexto de concepções curriculares tradicionais. Esse artigo descreve e analisa duas experiências de inovação curricular voltadas para a busca de novos caminhos na formação em engenharia a partir dos referenciais colocados na atualidade. Trata-se do currículo cooperativo e do currículo por projetos. Os resultados sugerem a viabilidade desses currículos criarem novos cenários no ensino de engenharia ao serem capazes de mobilizar mudanças em um conjunto de elementos considerados relevantes para novas práxis nessa área de formação.

Palavras chave: Ensino de Engenharia; Currículo Cooperativo; Currículo por Projetos.


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DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4362

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