"COLCHA DE RETALHOS" e NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: UM OLHAR DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4736Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir a formação do professor no curso de Pedagogia à luz dos conceitos da psicanálise sobre Inconsciente e Desejo, em Freud e Lacan, tendo como objeto de estudo a “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e uma epistemologia desenvolvida por Berkenbrock-Rosito (2014) dentro da abordagem (Auto)Biográfica, que traz como proposta a formação do professor e do pesquisador por meio de narrativas nas dimensões: escrita, pictórica e oral, de alunos de graduação em Pedagogia, visando o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos, fundamentados, respectivamente, em Freire (2011) e Adorno (1995), em Schiller (2002). Neste estudo, privilegiou-se como material a ser analisado as narrativas escritas pelos alunos. A reflexão das narrativas dos sujeitos à luz dos conceitos da psicanálise em Freud e Lacan revelam uma dimensão estética do inconsciente que estabelece um limite para o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.
Palavras Chave: Colcha de Retalhos; Narrativas autobiográficas; Formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Maria Lucinalva da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND