PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Veronica Jocasta Casarotto
  • RODRIGO LIPPOLD RADÜNZ UNIFRA
  • VANESSA LAGO MORIN UNIFRA
  • HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4900

Resumo

Resumo: Buscou investigar o processo de constituição docente de professores do curso superior em fisioterapia de uma instituição do interior do RS. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, para tanto utilizou-se como instrumento uma entrevista semi-estruturada e análise dos dados foi feita mediante Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Ao final desta, identificamos que os entrevistados vêm estabelecendo a carreira docente através da prática diária de sala de aula, da reflexão individual e coletiva acerca da sua atuação. A pesquisa também revelou que as experiências práticas anteriores mesmo não tendo relação com a docência, auxiliaram na constituição docente.

Palavras Chaves: Docentes; Fisioterapia; Ensino Supeior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Jocasta Casarotto

Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFED/UFSM). Fisioterapeuta 202.663-F - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFED/UFSM). Especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFED/UFSM). Mestre em Gerontologia Biomédica - PUCRS. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica - PUCRS

RODRIGO LIPPOLD RADÜNZ, UNIFRA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), tendo realizado estágio no Setor de fisioterapia desportiva do Hôpital National Saint Maurice na França. Atualmente é professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. Especialista em Fisioterapia Orto-traumatológica e Desportiva (2005). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Desportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: reconstrução ligamentar do joelho, pós-operatório de ombro e avaliação cinético-funcional. Atuou como fisioterapeuta no Avenida Tenis Clube de 2001 a 2011. É fisioterapeuta da Clínica Sefas desde 2006. Membro da SONAFE ( Soc. Nacional de Fisioterapia Desportiva ) desde 2009. Ministra cursos livres de formação na `área de Fisioterapia Músculo-esquelética.

VANESSA LAGO MORIN, UNIFRA

Fisioterapeuta (2010), graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista (2012) em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde através do Programa de Residëncia Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM/ HUSM). Mestre (2013) em Ciências da Saúde através do Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (UFSM/HUSM). Atualmente, professora do Colégio Gandhi - SEG, Curso Técnico em Massoterapia e instrutora de pilates nos estúdios Quiro Pilates e Estúdio B, em Santa Maria, RS.

HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA, UNIFRA

Possui Graduação em Fisioterapia (1994) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Saúde Coletiva (1999) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Educação pela UFSM. Desde 2012 é professora adjunta no Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Graduação em Fisioterapia, Programa de Pós-graduação em Reabilitação Físico Motora - Especialização e Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional - Mestrado. A partir de agosto de 2015, atua também como Coordenadora do curso de Graduação em Fisioterapia. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da mulher, recursos fisioterapêuticos manuais, atenção básica e formação docente. É membro do Grupo de Pesquisa GTForma, no qual desenvolve pesquisas com enfoque em educação superior (UFSM) e do Grupo de Estudos da Postura Corporal (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO