DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE CITOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA TEORIA DOS CONTEXTOS COMUNICACIONAIS

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos
  • Nathália Elisa Ferreira Vicente Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4983

Resumo

Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautados em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desses princípios, este trabalho mostra o desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos do ensino médio. A metodologia que norteou o trabalho é a de reflexão-na-ação e a proposta foi elaborada buscando dialogar com a Teoria dos Contextos Comunicacionais. O resultado apresentado neste artigo pauta-se na concepção, elaboração e fundamentação de atividades inéditas, não pelo conteúdo específico, mas sim pela forma como foram desenvolvidas, embasadas em teoria específica da área de ensino de ciências para alunos com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar Campus Araras.

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Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO