A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eliana Chiavone Delchiaro Universidade Paulista
  • Jusmari Gumiero Universidade Paulista
  • Jessica Monique Silva Universidade Paulista
  • Soon Duk Kim Park Universidade Paulista
  • Elizângela Soares Universidade Paulista
  • Maria das Gracas Martins do Nascimento Santos Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4995

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina  procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Chiavone Delchiaro, Universidade Paulista

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1978) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é diretor de escola - CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, professor assistente da Universidade Paulista e colaborador da Prefeitura Municipal de São Paulo. , atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, brincar e educar, concepções de educação e gestão.

Jusmari Gumiero, Universidade Paulista

Mestre em Educação, Administração e Comunicação na área de concentração: Cultura, Memória e Tempo Presente pela Universidade São Marcos (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984) e pós graduada na área de Educação - concentração: Psicopedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1991). Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora Adjunto na Universidade Paulista desde o ano de 2003. Supervisor Técnico Educacional no Serviço Social da Industria SESI/SP, atuando no sistema educacional do SESI/SP desde o ano de 1988. Parecerista das Avaliações de Cursos Superiores de Pedagogia do Guia do Estudante (GE) da editora Abril.

Jessica Monique Silva, Universidade Paulista

Formada em Administracao de Empresas pelo Centro Universitario Adventista de Sao Paulo. Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Paulista - Campus Paraiso

Soon Duk Kim Park, Universidade Paulista

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista

Elizângela Soares, Universidade Paulista

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista

Maria das Gracas Martins do Nascimento Santos, Universidade Paulista

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO