PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA COM ASPECTOS MAKERS.

Renato Frosch, Antonio Fernando Gomes Alves

Resumo


O presente trabalho aponta experiências no processo formativo de professores universitários a partir de aspectos do movimento maker - filosofia baseada em estratégias pedagógicas inspiradas no "faça você mesmo", com características relacionadas à fabricação digital. Os professores que participaram da formação estavam, no momento da pesquisa, ativos em disciplinas de diversas áreas do conhecimento científico, tendo-se o processo de investigação estendido do segundo semestre de 2016 ao segundo semestre de 2017. As capacitações e, consequentemente, a pesquisa ocorreram em quatro instituições de ensino superior: dois centros universitários de Minas Gerais e um centro universitário e uma universidade em São Paulo. Os resultados parciais do trabalho indicam possibilidades de aprendizagem amparadas em relações acadêmicas colaborativas e democráticas com base em alguns projetos especificamente ou em outros, práticos, relacionados com as comunidades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4997

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores de que a REAe faz parte: 

BBE: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/

CZ3 : http://ezb.uni-regensburg.de/

DIADORIN: diadorim.ibict.br/

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/scholar

IRESIE: iresie.unam.mx/

LATINDEX:http://www.latindex.org/latindex/inicio

LiVre - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

SUMARIOS: https://sumarios.org

 

 

      

 

 

A REAe utiliza o software iThenticate para detecção e prevenção de plágio.