PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA COM ASPECTOS MAKERS.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4997Resumo
O presente trabalho aponta experiências no processo formativo de professores universitários a partir de aspectos do movimento maker - filosofia baseada em estratégias pedagógicas inspiradas no "faça você mesmo", com características relacionadas à fabricação digital. Os professores que participaram da formação estavam, no momento da pesquisa, ativos em disciplinas de diversas áreas do conhecimento científico, tendo-se o processo de investigação estendido do segundo semestre de 2016 ao segundo semestre de 2017. As capacitações e, consequentemente, a pesquisa ocorreram em quatro instituições de ensino superior: dois centros universitários de Minas Gerais e um centro universitário e uma universidade em São Paulo. Os resultados parciais do trabalho indicam possibilidades de aprendizagem amparadas em relações acadêmicas colaborativas e democráticas com base em alguns projetos especificamente ou em outros, práticos, relacionados com as comunidades.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Renato Frosch, Antonio Fernando Gomes Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND