A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR (EDM) E A SUA APLICAÇÃO NA FASE ESCOLAR: UMA REALIDADE BRASILEIRA?
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5100Resumo
A organização dos movimentos ao longo do tempo é um processo sequencial relacionado à idade cronológica, com interação entre a tarefa motora, limites biológicos e o seu meio ambiente. O objetivo foi analisar como está sendo aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Neto (2002), em escolares brasileiros. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura (revisão sistemática). Pode-se observar que a maioria dos estudos pesquisados é proveniente da região Sul. Foi possível perceber a importância de priorizar a prática de uma modalidade esportiva no âmbito escolar, uma vez que os estudos que apresentaram os melhores resultados estavam associados a projetos de atividade física extracurricular. Parece que a escala está sendo aplicada de forma fragmentada, não englobando completamente todos os aspectos motores dos escolares. Provavelmente, pelo curto período de tempo disponível para coleta de dados e aplicação no âmbito escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Matheus Martins Luz, Carlos Alexandre Felício Brito, Jessica Natacha Ferreira Batista, Pâmella Moura Lourenço
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND