FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

  • DULCE MARIA STRIEDER UNIOESTE
  • ANA PAULA NAHIRNE UFFS e IFPR

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5754

Resumen

O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

DULCE MARIA STRIEDER, UNIOESTE

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cultura científica e ensino de fisica.

ANA PAULA NAHIRNE, UFFS e IFPR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel/PR, linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática (2016-2017). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava/PR (2010-2013) e em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2013-2016). Bacharel em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2014-2018). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento também pela UNICENTRO (2014-2016). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP, Campus de Laranjeiras do Sul/PR (2013). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, campus Quedas do Iguaçu/PR (2014-2015). Desenvolve pesquisas na área de Modelagem Matemática e Educação do Campo. Desde o mês de março de 2016  participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática.Atuou como educadora na Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED)   de 2011 à 2017, em Escolas do Campo, em nível Fundamental e Médio. Atualmente trabalha como docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Quedas do Iguaçu e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.

Publicado

2019-08-06

Número

Sección

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO