FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

DULCE MARIA STRIEDER, ANA PAULA NAHIRNE

Resumo


O presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial  autores que abordam  a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe  para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula,  estabelecendo elos entre  diferentes conteúdos.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5754

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores de que a REAe faz parte: 

BBE: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/

CZ3 : http://ezb.uni-regensburg.de/

DIADORIN: diadorim.ibict.br/

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/scholar

IRESIE: iresie.unam.mx/

LATINDEX:http://www.latindex.org/latindex/inicio

LiVre - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

SUMARIOS: https://sumarios.org

 

 

      

 

 

A REAe utiliza o software iThenticate para detecção e prevenção de plágio.