CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Tatiana Comiotto, Karoline dos Santos Tarnowski, Lucas Ribeiro de Laia, Rubia Ana Millnitz, Thais Hardt, Lorena Silva de Andrade Dias

Resumo


Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5841

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores de que a REAe faz parte: 

BBE: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/

CZ3 : http://ezb.uni-regensburg.de/

DIADORIN: diadorim.ibict.br/

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/scholar

IRESIE: iresie.unam.mx/

LATINDEX:http://www.latindex.org/latindex/inicio

LiVre - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

SUMARIOS: https://sumarios.org

 

 

      

 

 

A REAe utiliza o software iThenticate para detecção e prevenção de plágio.