EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A CULTURA E A HISTÓRIA DO POVO BORARI NA ESCOLA INDÍGENA DE ALTER DO CHÃO.

Autores

  • JECILAINE Ferreira SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • Gilberto César Lopes Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.5880

Resumo

O tema desta pesquisa é Educação Escolar Indígena. Analisamos a presença da história indígena na escola indígena de Alter do Chão. Onde examinamos a presença da história e cultura dos Borari no currículo escolar. A metodologia envolveu pesquisas exploratória, observação e coletas de dados através de levantamento documental, bibliográfica e de campo durante dois anos. Os resultados indicaram que a maioria dos professores seguem o material didático enviado pelo MEC pois, acham que devem segui-los, por fazer parte do currículo obrigatório, que, segundo eles, dão mais visibilidade a história do sul e sudeste do país e ao Amazonas. Quando aborda o Pará são citados os povos bilíngues. No geral a escola aborda os temas indígenas na semana dos Povos Indígenas no mês de abril, em parceria com acadêmicos indígenas que realizam projetos voltados a valorização desses povos, quando é dado mais abrangência aos Borari.

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Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO