ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Leila Maira Borre Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Cáceres. https://orcid.org/0000-0002-0861-1960
  • Riller Silva Reverdito Docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT) de Cáceres-MT e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá - MT. https://orcid.org/0000-0003-0556-9151

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6193

Resumo

O estudo resulta da Inserção Ecológica no contexto do ensino infantil de Cáceres – MT. Propõe-se em analisar esse contexto em seus aspectos pedagógicos e estruturais, o perfil dos professores e as relações destes elementos com os conteúdos da Educação Física. Participaram coordenadoras e/ou diretoras e professores/as pedagogos/as de oito instituições públicas de Educação Infantil. Para obtenção dos dados foram realizadas observações dos espaços e infraestrutura das instituições, diário de campo nas entrevistas com os gestores e aplicação de questionários com os/as professores/as. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva e temática. Enquanto conclusões destaca-se a influência das políticas públicas, as limitações nos espaços e infraestrutura das instituições e as fragilidades na formação inicial dos professores/as no que se refere ao trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Maira Borre, Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Cáceres.

Licenciada em Educação Física pela Faculdade FASIPE (2012), Especialista em Educação Física Escolar na Faculdade de Sinop - FASIP (2014). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Educação Física Infantil e Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019). Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

Riller Silva Reverdito, Docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT) de Cáceres-MT e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá - MT.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Esporte e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Desenvolvimento Positivo dos Jovens e Avaliação de Impacto Social.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO INFANTIL