AUTOAVALIAÇÃO COMO SUBSÍDIO À GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: A VISÃO DOS COORDENADORES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6378Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como foco analisar o processo de autoavaliação de uma Universidade, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em conformidade com a Lei nº 10.861/2004. Objetivou-se compreender os efeitos e o uso dos resultados da autoavaliação no âmbito da gestão do curso. Como percurso metodológico, foi analisada a legislação específica e o referencial teórico pertinente ao tema. Por meio de pesquisa de natureza quanti-qualitativa, com características exploratórias e apoiando-se em análise documental e em questionário, colheram-se informações da visão que eles têm do processo de autoavaliação e do uso que fazem dos resultados. A análise apontou que, apesar de o processo de autoavaliação ser considerado uma ferramenta importante para o processo decisório, seu uso não se confirma como fundamental para a gestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Egidio de Oliveira Filho, Celia Maria Haas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND