CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO: BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as características da pesquisa educacional sobre o currículo do Ensino Médio. Este trabalho, de abordagem qualitativa e quantitativa, contou como fonte de dados o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o EBSCOhost, considerando o período de 2015 a 2018. Os resultados evidenciam que o número de pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio vem crescendo no período investigado; a abordagem qualitativa prevalece nas investigações realizadas; a entrevista e a pesquisa documental são as principais metodologias de coleta de dados; a maior produção sobre o tema se concentra nos programas de pós-graduação de instituições federais. A análise dos resumos revela que as pesquisas buscam, em sua maioria, compreender as políticas e reformulações curriculares propostas para esse nível de ensino e que um tema pouco pesquisado é a formação de professores para o ensino médio.Conselho
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jane Mery Richter Voigt, Leiri Aparecida Ratti, Alisson Gonçalves Paulus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND