A POLÍTICA MUNICIPAL DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA CLASSE COMUM DO MUNICÍPIO DE OEIRAS-PI: DESAFIOS E DILEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6395

Resumo

Considerando as atuais políticas públicas destinadas a inclusão escolar de estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE), esta pesquisa teve por objetivo investigar como se estrutura a política de inclusão escolar no município de Oeiras-PI, na perspectiva do professor da classe comum. Para tanto, adotou-se os parâmetros da abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Participaram do estudo 10 professores que atuam na classe comum com estudantes PAEE em Oeiras-PI e que responderam ao questionário de avaliação da política de inclusão escolar na versão destinada aos professores da classe comum e a uma entrevista semiestruturada. Entre os resultados obtidos destacam-se o insuficiente conhecimento do professor da classe comum acerca das necessidades educativas dos estudantes PAEE; a ausência de apoio de outros profissionais e a infraestrutura pouco adaptada.

 

Palavras-chaves: Políticas Públicas. Educação Especial. Inclusão Escolar.

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Biografia do Autor

Jacyara Caroline da Costa Osório, IFPI/UFPI

Mestre em Educação- UFPI; Tecnica em Assuntos educacionais- IFPI

ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA, UFPI

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Brasil(2004)
Professora Associada 4 da Universidade Federal do Piauí , Brasil

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Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA