A POLÍTICA MUNICIPAL DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA CLASSE COMUM DO MUNICÍPIO DE OEIRAS-PI: DESAFIOS E DILEMAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6395Resumo
Considerando as atuais políticas públicas destinadas a inclusão escolar de estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE), esta pesquisa teve por objetivo investigar como se estrutura a política de inclusão escolar no município de Oeiras-PI, na perspectiva do professor da classe comum. Para tanto, adotou-se os parâmetros da abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Participaram do estudo 10 professores que atuam na classe comum com estudantes PAEE em Oeiras-PI e que responderam ao questionário de avaliação da política de inclusão escolar na versão destinada aos professores da classe comum e a uma entrevista semiestruturada. Entre os resultados obtidos destacam-se o insuficiente conhecimento do professor da classe comum acerca das necessidades educativas dos estudantes PAEE; a ausência de apoio de outros profissionais e a infraestrutura pouco adaptada.
Palavras-chaves: Políticas Públicas. Educação Especial. Inclusão Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jacyara Caroline da Costa Osório, ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND