REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS: AS CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE RESPONSABILIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA E NO TRABALHO DO DIRETOR
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6396Resumo
O artigo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar no contexto da rede estadual de ensino de Goiás. A pesquisa origina-se de análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes de Goiás (Seduce), em especial, os relativos ao documento Pacto pela Educação e ao Programa Reconhecer, bem como ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e ao Currículo-Referência. A pesquisa se utiliza também de revisão de literatura e de dados do questionário aplicado aos diretores escolares na Prova Brasil 2017 relativos a escolas públicas estaduais do município de Goiânia. Os resultados demonstram a influência dos conceitos de responsabilização e meritocracia nos contornos assumidos pela reforma educacional e sua inflexão sobre a gestão do sistema educativo e o trabalho do diretor escolar no sistema estadual de ensino de Goiás.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luís Gustavo Alexandre SILVA, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND