REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS: AS CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE RESPONSABILIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA E NO TRABALHO DO DIRETOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6396

Resumo

O artigo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar no contexto da rede estadual de ensino de Goiás. A pesquisa origina-se de análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes de Goiás (Seduce), em especial, os relativos ao documento Pacto pela Educação e ao Programa Reconhecer, bem como ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e ao Currículo-Referência. A pesquisa se utiliza também de revisão de literatura e de dados do questionário aplicado aos diretores escolares na Prova Brasil 2017 relativos a escolas públicas estaduais do município de Goiânia. Os resultados demonstram a influência dos conceitos de responsabilização e meritocracia nos contornos assumidos pela reforma educacional e sua inflexão sobre a gestão do sistema educativo e o trabalho do diretor escolar no sistema estadual de ensino de Goiás.

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Biografia do Autor

Luís Gustavo Alexandre SILVA, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação e Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Educação Inclusiva e Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA