O SENTIDO DE PARTICIPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ASSU/RN: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6414Resumo
Este trabalho compreende parte de uma pesquisa de dissertação e objetiva analisar o sentido atribuído pelos gestores escolares quanto à participação dos sujeitos nas escolas públicas estaduais do município de Assú/RN. O problema deriva da seguinte questão: Qual o sentido de participação para os gestores escolares em tempos de gerencialismo? A abordagem da investigação é qualitativa, tendo como procedimento de construção de dados a pesquisa bibliográfica e o diário de pesquisa (BARBOSA, 2010). Como fundamentação teórica, amparamo-nos em Arendt (2011), Lima (2007), Frateschi (2007) e Barbosa (2010), dentre outros autores. A participação evita a tomada de decisões unilaterais e constitui exercício de liberdade política e desenvolvimento de uma cultura democrática.
Palavras-chave: Participação. Espaço escolar. Gestão Democrática. Gerencialismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria da Conceição Fonseca, Arilene Maria Soares de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND