ANÁLISE DOS MARCOS LEGAIS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6418Resumo
O presente trabalho objetiva analisar os marcos legais da política de gestão democrática nas escolas públicas estaduais baianas, buscando evidenciar os possíveis avanços e lacunas na legislação vigente e as contradições dessa política com os princípios da Nova Gestão Pública (NGP). Este artigo conclui que é imprescindível o estabelecimento legal de ações permanentes de fortalecimento das instâncias que norteiam e asseguram a política de gestão democrática nas escolas públicas e que a educação baiana conta com marcos legais considerados avançados para democratização das unidades escolares, mas, contraditoriamente, os princípios e práticas adotadas a partir do referencial político e epistemológico da NGP, acabam por comprometer iniciativas que busquem dar materialidade ao que está subscrito no marco legal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edna Santos de Jesus, Mary Adriana dos Santos Evangelista, Rodrigo da Silva Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND