UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO

Autores

Resumo

Esse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Romano Andrade, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS- UFRN

Carolina Romano de Andrade

 

Artista da dança, pesquisadora e educadora. Formada e credenciada pela Royal Academy of Dance (RAD), Bacharel (2003) e Licenciada (2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016), membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp). Realizou a pesquisa de pós-doutorado em Arte e Educação, Unesp-SP intitulada Dança, Criança e Currículo: Um panorama do ensino de Dança na Educação infantil nas capitais brasileiras por meio dos documentos e orientações oficiais.. Atualmente realiza o 2º pós-doutoramento na UFRN-RN.

Participou do Grupo Matula Teatro, contemplado pelos editais de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e Copa da Cultura em Berlim, do Ministério da Cultura-Parceria Matula Teatro e Boa Companhia. Fez parte do Grupo Sigma de Dança (2009-2012) que obteve d as premiações do New York City Dance Alliance (NYC-2010). Criou o curso e atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru (2008-2011). Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Curso de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão  de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Física (DEF/BAURU-2011).

Lecionou dança para crianças pequenas por 18 anos (1994-2012) e tem experiências com formação de professores para a dança na educação básica. Ministrou cursos nas oficinas culturais do estado de São Paulo, com professores da rede de ensino. Membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2011, atuando nos projetos de pesquisa Poéticas da Dança na Educação Básica (2011/2012) e Quintas em Dança (2013/atual), sob orientação da Profa Dra Kathya Godoy.

Realizou como pesquisadora convidada do Mapeamento-Dança em rede, realizado pela São Paulo Companhia de Dança(2012). Participou (2015) como pesquisadora convidada do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Atualmente realiza seu 2º Pós- Doutoramento na UFRN, na área de currículo para o ensino de arte, é professora colaboradora do Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES, no Instituto de Artes-Unesp/SP.Possui diversos artigos, na área de dança e educação. É autora, em conjunto com Kathya Godoy, do livro “Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades”, editora Appris, lançado em setembro de 2018.

Atua nas áreas Dança, Educação e Educação Infantil com metodologias de ensino em dança, currículo de arte e dança.

Kathya Maria Ayres de Godoy, Instituto de Artes- Universidade Estadual Julio de Mesquita filho.

Docente aposentada colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes (mestrado e doutorado) e do Programa ProfArtes (mestrado profissional ) do Instituto se Artes da Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho". Dra em Educação pela Puc/SP. mestrado em psicologia da educação pela Puc/SP. Graduação em Educação física e especialização em ginástica.  Autora de livros sobre dança e materiais pedagógicos em Arte e Educação .  Assessora científica da Fapesp. Pareceristas ah doc do Cnpq e de algumas revistas científicas ligadas aos principais programas de Pós-graduação.

Downloads

Publicado

2020-12-14