PEDAGOGIA DO MST: UMA CONSTRUÇÃO COM A PRESENÇA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7641

Palavras-chave:

Educação, Movimentos sociais e educação, Educação libertadora

Resumo

O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freireana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais que obtivemos, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em sua maior parte, por esta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores. O MST reconhece ter herdado de Freire características importantes de sua pedagogia, bem como, tem em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta; há uma relação de reciprocidade de afeto e conhecimentos trocados por ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Baldo, UERGS

Licenciatura Plena em História. Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos na Educação Básica. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Mestrado Profissional em Educação. Membro do GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais, vinculado à CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação do Campo vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutorado em educação pela UNISINOS.  É servidora federal desde 2013 - sendo professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (2013-2014) e desde 2014 atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral norte, Departamento Interdisciplinar, lecionando disciplinas no Curso de Pedagogia - EAD e na Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza.  Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus Osório-RS. Coordenadora/líder do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ. 

Referências

BRITO, Nilza Bispo et al. MST: a pedagogia freiriana a favor da formação do Sem Terra. 2008. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4237. Acesso em: 04 out. 2020.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019. p. 11-30.

DALMAGRO. Sandra Luciana. A Escola no contexto das lutas do MST. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94587. Acesso em 10/10/2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1984.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 9. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:

Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Princípios do trabalho popular. In: MST. Paulo Freire e a pedagogia do trabalho popular. Boletim da Educação nº 15. São Paulo: 2020a.

FREITAS. Ana Lucia Souza de. Conscientização. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 104-106.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

GADOTTI, Moacir. Realidade. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 398-400.

GONSAGA, Eliana Aparecida. A educação no MST e sua relação com a perspectiva freiriana. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DO FÓRUM PAULO FREIRE. 6., 2008. Disponível em http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4165 . Acesso em: 04 out. 2020.

JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. As múltiplas inteligibilidades na produção dos conhecimentos, práticas sociais e estratégias de inclusão e participação dos movimentos sociais e sindicais do campo. P. 50-59. in MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa - Questões para reflexão - Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, 2006.

KIMIECIKI. Domingos. Educação Libertadora. In STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 165-167.

LIMA, Licínio C. Gestão democrática. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 236-237.

MACHADO, Rita de Cássia de Fraga. Autonomia. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 61.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Emancipação. In STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 181, 182.

MST. Dossiê MST Escola: Documentos e estudos 1990-2001. Caderno de Educação nº 13. Veranópolis, RS: ITERRA: 2005.

MST. Princípios da educação no MST. Caderno de educação n° 08 São Paulo: Setor de Educação, 2001.

MST. Paulo Freire e a pedagogia do trabalho popular. Boletim da Educação nº 15. São Paulo: 2020.

OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Oprimido /Opressor. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. P. 345-346.

PASSOS, Luiz Augusto. Tema gerador. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 447-449.

POLI, Odilon Luiz. Leituras em Movimentos Sociais. Chapecó: Grifos, 1999.

RECK, Jair. A consciência política dos cooperados do MST: o caso da COOPAC - campo verde-MT. 2005. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252462. Acesso em 11 dez. 2020.

STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

WEYH, Cênio. Mudança/transformação social. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS