PEDAGOGIA DO MST: UMA CONSTRUÇÃO COM A PRESENÇA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7641Palavras-chave:
Educação, Movimentos sociais e educação, Educação libertadoraResumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freireana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais que obtivemos, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em sua maior parte, por esta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores. O MST reconhece ter herdado de Freire características importantes de sua pedagogia, bem como, tem em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta; há uma relação de reciprocidade de afeto e conhecimentos trocados por ambos.
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